Osamu Tesuka – Uma biografia mangá - YabloG!

Osamu Tesuka – Uma biografia mangá

outubro 11th, 2004 | Por Fábio Yabu em Sem categoria

Sem clichês, poxa vida. Não é um livro sobre mangá, nem animes, nem cultura pop japonesa ou qualquer uma dessas tralhas inúteis.

É um livro sobre paixão, sobre a vida, e como ela passa rápido diante dos nossos olhos. Doz zero aos sessenta, um pulinho.

Ao ler a publicação da Conrad, você vê uma vida passando diante de seus olhos. É como sentar numa máquina do tempo e ver o nascimento de um menino magrinho, descabelado, apaixonado por insetos e por desenhos, que sobrevive a um Japão em guerra, a uma doença grave que quase lhe tomou os dois braços, se forma médico e se torna um dos quadrinhistas mais influentes de todos os tempos. Tudo isso movido a uma paixão sobre-humana, pela arte, pela vida e sentimentos humanos. Algo muito difícil de se ver hoje em dia, principalmente no mercado que Osamu Tesuka praticamente criou sozinho.

O que Osamu Tesuka fazia era arte, era expressão e determinação humanas em seu sentido mais profundo.

Às vezes me perguntam se tenho bronca desse ou daquele anime. Não é isso. Não sou puritano. Mas, se eu ler 10 mangás, eu quero que pelo menos 8 tenham algum significado na minha vida. Senão, qual é o sentido? Pra que eu vou ler se daqui a uma semana já esqueci tudo, se quando eu acordar amanhã de manhã não vou me lembrar do que li e resolver fazer algo de bom com aquilo?

Eu tenho muita pena dessas pessoas que vivem e sonham com aquele monte de mangás irrelevantes e vazios, que carregam uma mochila entupida de papel preto e branco e um cérebro carente de idéias e sonhos. Tenho certeza que Osamu Tezuka acha o mesmo lá de onde ele está.

Pra essas pessoas, eu recomendo fortemente a biografia do Mestre. E uma visita ao terapeuta também.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

Um comentário



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube