Menina dos olhos - YabloG!

Menina dos olhos

outubro 21st, 2004 | Por Fábio Yabu em Resenhas

O que esperar de uma comédia romântica cujo cartaz de divulgação mostra o canastrão Ben Affleck estampando um sorriso maroto no rosto enquanto encara uma menininha simpática?

Menina dos olhos (Jersey Girl, 2004) é o filme em que o nerd Kevin Smith resolve deixar seus gibis de lado e contar uma história sobre gente comum, esquecendo os tipos estranhos presentes em seus filmes anteriores. O resultado não poderia ser outro: um filme comum. O que não quer dizer que ele seja ruim. Pelo contrário, ao deixar a nerdice de lado, Smith consegue contar uma história simples e honesta. Previsível, é verdade, mas divertida e, em certos pontos, até comovente.

Ollie Trinkle (Ben Affleck) é um bem sucedido relações públicas de uma grande gravadora, que se apaixona por Getrude Steiney (Jennifer Lopez). Mas, de repente, ele é atingido por uma maré de azar e vai parar no fundo do poço, sem emprego, sem casa e com uma filha nos braços para criar. Ajudado por seu pai Bart (George Carlin), ele tem que se ajustar à sua nova realidade e cuidar da pequena Gertie (Raquel Castro, incrivelmente parecida com Lopez). No caminho, eles conhecem Maya (Liv Tyler), candidata a nova namorada de Ollie e porta-voz das piadinhas sobre masturbação presentes em todos os filmes do diretor.

Como em todo filme de Kevin Smith, o destaque fica para os diálogos, sempre bem escritos. Desta vez, até há algumas referências ao seu habitual nerdismo, mas as falas são mais profundas e sinceras, sem pieguices. As atuações estão dentro da média, incluindo o fraco Affleck, que desde Gênio Indomável vem repetindo o mesmo papel.

Não se assuste também com a aparição quase relâmpago de Jennifer Lopez: após o fiasco Contato de Risco (Gigli, 2003), em que ela contracena com Ben Affleck, e todos os “casa-não casa” com o ex-noivo, os produtores resolveram apagar ao máximo a sua imagem do filme, inclusive cortando cenas. Nem o material de divulgação escapou: só quem está acostumado a ler as letrinhas miúdas consegue encontrar o nome da atriz no pôster do filme!

Menina dos olhos é um filme seguro, sem grandes reviravoltas, genialidade ou mesmo inteligência. Todos os clichês de dramas/comédias envolvendo pais e filhos estão lá: a dificuldade de pai e filha se entenderem, a saudade da esposa/mãe, a discussão familiar inflada, a apresentação escolar da filha versus o compromisso profissional do pai. Recursos simples, já utilizados até em comerciais de TV, mas que nas mãos de alguém minimamente competente costumam funcionar. E esse é o caso de Kevin Smith, que pode ser nerd mas de bobo não tem nada.

Menina dos olhos
Jersey Girl
EUA, 2004 – 102 min.
Comédia romântica

Direção e roteiro: Kevin Smith
Elenco: Ben Affleck, Raquel Castro, Liv Tyler, Jennifer Lopez, George Carlin, Betty Aberlin, Matt McFarland, Sarah Stafford, Paul Litowsky

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

Um comentário



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube