Quem mexeu no meu…. - YabloG!

Quem mexeu no meu….

janeiro 6th, 2005 | Por Fábio Yabu em Sem categoria

Está meio difícil ir a livrarias ultimamente. De um lado, temos a seção dedicada exclusivamente aos livros dedicados ao “Código Da Vinci”. Do outro, os livros dedicados ao um pouco mais antigo “Quem mexeu no meu queijo?”, que já tem até suas versões em Parmesão, Cheddar e Provolone à Milanesa.

As pessoas são estranhas. Compram o livro do momento esperando que ele vai mudar suas vidas, e é justamente aí que elas se enganam. Acho que, quanto mais o livro vende, menos chances ele tem de mudar a sua vida. Porque se fosse diferente, certamente o mundo mudaria completamente cada vez que o Ranking da Veja mudasse também.

Sempre que vejo um livro escrito “Como mudar isso”, “A verdadeira história de…”, “O segredo de…” já desconfio. Não acho que existam verdades absolutas ou verdadeiras histórias sobre ninguém, tampouco que alguém possa me ensinar como dar um jeito em minha vida. É claro que sempre temos lições para aprender, mas os maiores mestres que já tive jamais publicaram um livro sequer. E eles sem dúvida escreveram belas histórias.

E aqueles livros de fotos? Fotos de cachorros, de bebês, de girassóis. Perfeitos para amigo secreto e para a lata de lixo. Ainda bem que não ganhei nenhum. O único livro que ganhei no final do ano foi “O Melhor das Comédias da Vida Privada”, de Luis Fernando Veríssimo que, apesar de ser um best-seller, é uma delícia de ler.

Também estou lendo “O homem que amava as gaivotas” (é best-seller?), do Osho, um cara simples e poderoso cujas fábulas são como um soco no estômago. Você tem que ler, olhar para cima, fechar o livro e refletir se quiser aprender alguma coisa. Uma amiga minha leu “365 meditações diárias” em exatos 365 dias. Segundo ela, essa era a única maneira de aproveitar bem o livro, dando um tempo de 24 horas entre uma leitura e outra.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube