No coração do mar - YabloG!

No coração do mar

abril 25th, 2005 | Por Fábio Yabu em Resenhas

Depois das 117 páginas iniciais, que mais pareciam uma provação digna de um náufrago de tão chatas, devorei as 244 páginas seguintes de “No Coração do Mar” em menos de uma semana.

Livrão, ó!

Pra quem não sabe, o livro traz o relato verídico sobre o naufrágio do navio baleeiro Essex em 1820. A tripulação se dividiu em 3 botes, e por três meses foi exposta a sacrifícios e provações inimagináveis.

O que mais me marcou no livro foi o devastador relato do autor sobre a sede e seus efeitos sobre o corpo. Segundo os náufragos, nada, nem a fome, nem o medo de estarem perdidos no meio do oceano ou as terríveis tempestades que eles enfrentaram se comparavam com a dor da sede e da desidratação que seus corpos passaram. Os lábios murcham e se tornam apenas pele solta, a língua seca, incha e gruda no céu da boca, tornando a fala e a respiração quase impossíveis. A pele fica cinza e cheia de rachaduras, enquanto os órgãos internos vão murchando e encolhendo de tamanho até levar à morte do sujeito.

Afe!! Nunca mais vou olhar para um copo d’água do mesmo jeito.

O livro também traz uma verdadeira aula sobre geografia, história, navegação e, principalmente, disciplina. O desastre só pôde ser contado pelos seus sobreviventes devido à sua extraordinária determinação em sobreviver, que os obrigou a consumir diariamente durante três meses apenas uma bolacha de 80 calorias e um gole d’água de 300ml (equivalentes a uma maçã e uma latinha de refrigerante). Mas as provações perseguiram, o que os obrigou a incluir no cardápio os cadávares dos amigos mortos pela fome e desidratação.

Quem tiver interesse (e estômago, principalmente, o livro é superpesado) pode achar o livro no Submarino.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube