Juliana - YabloG!

Juliana

dezembro 9th, 2005 | Por Fábio Yabu em Crônicas

Esses dias eu estava na Saraiva Megastore do Shopping Morumbi quando me vi numa dessas situações das quais até tentamos tirar uma lição, mas no fundo, a própria experiência, no momento em que ocorreu e somente nele, nos leva a patamares mais confortáveis de consciência. Como se, naquele momento, tivéssemos um pequeno lapso e pudéssemos ver uma pequena explosão acontecendo bem diante dos nossos olhos, para então sumir e nos deixar sem palavras, apenas com um sorriso. Desse sorriso tiramos conclusões, precipitadas, inúteis, que em nada se comparam à beleza daquele momento especial.

Eu olhava os livros infantis quando de repente ouço a voz de uma menina chamando pela atendente, bem ao meu lado. Não sei se ela ouviu ou não, prefiro acreditar que não, pois ela simplesmente saiu andando, e a garota ficou sem atendimento. Como eu estava ali do lado, falei “Olha, eu não trabalho aqui, mas se você quiser eu posso te ajudar!”.

Então ela perguntou: “Sobre o que é esse livro?”. Folheei, falei por alto o que era, e ela seguiu “e esse?”, “pra que serve esse?”, “e esse”?, até que vimos uns seis ou sete livros antes de sua vó vir buscá-la. As perguntas não cessaram, e lá pelo nono livro, ela pegou na minha mão e não quis largar mais, por mais que sua avó estivesse com pressa, prometendo voltar ali no Natal para comprar os livros que ela quisesse.

Após muita insistência, “deixa o moço, ele está com pressa!”, “tô não, senhora!”, respondi, “vamos embora, Juliana!”, ela finalmente largou. Me deu um gostoso abraço, um beijo no rosto e disse “tchau”.

Juliana não queria voltar ali para o Natal, apenas alguém que visse os livros com ela. Talvez a atendente não a tivesse ouvido, talvez a tivesse ignorado mesmo ou fechado os olhos para o fato daquela menina de 13 anos ser deficiente mental. Qualquer que tenha sido o seu motivo, ela me deu um a mais para sorrir naquele dia.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

Um comentário

  • Juliana says:

    Ol Fbio,
    Meu nome Juliana e minha filha apaixonada por seus desenhos. Estava pesquisando umas imagens para seu aniversrio de 3 anos (j que, infelizmente, no so muitos os artigos de festa disponveis no mercado), quando me deparei com meu nome aqui e decidi ler sua histria.
    Fiquei imensamente feliz em ver que alm das histrias fantsticas que escreve, vc tem uma alma maravilhosa tambm!
    PARABNS pelo gesto e encher minha sala de risos (e perguntas) com seus desenhos!
    Continue assim!
    Abs,
    JULIANA



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube