Aquecimento Super-Homem: Identidade Secreta - YabloG!

Aquecimento Super-Homem: Identidade Secreta

junho 8th, 2006 | Por Fábio Yabu em Sem categoria

ssi-01-42.jpg

Aquecendo os motores para o melhor filme do ano, vou comentar aqui a melhor história em quadrinhos do Super-Homem em mais de 20 anos.

Identidade secreta, escrita por Kurt Busiek e magistralmente ilustrada por Stuart Immonen é uma declaração de amor. É daquelas histórias que faz você repensar sua vida, ser grato à tudo o que tem e aguardar ansioso pelo amanhã, que pode ser tão fascinante quanto a época em que você se perguntava o que queria ser quando crescer.

Sim, é também uma declaração de amor ao Super-Homem. Mas é também muito mais do que isso, é uma declaração de amor a cada uma das fases da vida, um prospecto em certo nível otimista, mas ao mesmo tempo real, do que a vida pode ser quando você simplesmente é quem você é.

Identidade Secreta conta a história de um garoto do mundo real chamado Clark Kent. Seu nome sempre foi motivo de gozação na escola, devido ao seu notório homônimo das histórias em quadrinhos. Todos os anos sua família insiste em presenteá-lo com bonecos e colecionáveis do Homem-de-Aço.

Um dia, algo inacreditável acontece. Clark descobre que pode voar mais rápido que uma bala, que é mais forte que uma locomotiva. Do dia para a noite, ele desenvolve todos os poderes do Super-Homem, e, junto com todas as dúvidas que infestam a cabeça dos adolescentes, surge mais uma: e agora que eu tenho super-poderes?

O roteiro de Busiek foca em quatro momentos da vida do futuro escritor Clark Kent: a adolescência, o início da vida adulta, a chegada dos filhos e a velhice. Esqueça super-vilões ou aventuras espaciais, o que importa em Identidade Secreta é o grande aqui e agora que é a vida real, que faz com que qualquer um com um coração no peito se apaixone por Clark e suas dúvidas. O personagem é trazido tão perto do leitor que é possível imaginá-lo como um amigo, um irmão, um pai. Ou então tudo junto.

A arte de Stuart Immonen é deslumbrante, e consegue trazer o roteiro, que já era realista, ainda mais próximo do mundo real. Seus personagens têm perfeição fotográfica, e as tomadas aéreas dão ao leitor um pequeno gostinho do que seria poder voar.

A Panini lançou a mini-série em quatro edições no ano passado, que pode ser encontrada em lojas especializadas ou então no Submarino. Mas se você lê inglês, eu sugiro fortemente que procure a edição original, disponível na Amazon em formato trade paperback. Além de poder ler a história toda de uma vez, você pode aproveitar o delicioso texto de Busiek em sua totalidade, já que se trata de um escritor escrevendo sobre outro escritor.

Não importa se você é fã do Super-Homem ou não, se assiste à Smallville ou não. Identidade Secreta é uma história feita para aqueles que admiram a vida e uma boa leitura. Se você é uma dessas pessoas, leia e apaixone-se!

ssi-01-00.jpg
A capa do TP em inglês.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

7 Comentários



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube