OMFG! A Dama na Água! - YabloG!

OMFG! A Dama na Água!

setembro 8th, 2006 | Por Fábio Yabu em Resenhas

lady_in_the_water_ver2.jpg
(Desculpem a crítica tardia, tenho tido pouco tempo de ir ao cinema. Cabines então, nem pensar. Mas está aqui, e como vocês verão, é de coração!) :P

A Dama na Água é um filme mágico. Mas como toda a mágica, você tem que acreditar nela para que ela funcione.

Acredite. Vá ao cinema com a mente aberta; não espere um final mirabolante, sustos a toda hora, não busque pistas escondidas, não tente explicar e nem entender nada. Esqueça do marketing equivocado do filme, não se trata do novo Sexto Sentido. Esqueça dos seus problemas e apenas acredite. Sente-se na poltrona com essa atitude e você certamente terá uma experiência memorável.

A Dama na Água é um conto de fadas atemporal, uma releitura de arquétipos que todos nós lembramos (ou deveríamos). O reino vira um condomínio onde o zelador Cleveland (Paul Giamatti, excelente) cuida de seus habitantes excêntricos com rotinas que beiram a obsessão. O lago vira a piscina do condomínio, a princesa que busca ajuda (Bryce Dallas Howard) vira a personagem que dá nome ao filme. O curandeiro gentil, o valente cavaleiro, o lobo mau, está tudo costurado estrategicamente na história, escondido em camadas à mesma maneira vista em Sinais e Corpo Fechado, filmes cujas semelhanças se limitam à indiscutível qualidade técnica de Shyamalan como diretor.

Não vou comentar aqui sobre as alardeadas críticas negativas ao filme. Na sessão em que eu estava, pessoas resmungavam, se levantavam e saíram xingando. Já eu estava me deliciando, ouvindo com atenção a cada detalhe, aguardando ansioso pela próxima página e pelo final feliz, que veio inundado por lágrimas. Ao acender das luzes, alguns ainda resmungavam, mas olhando ao redor era possível ver sorrisos satisfeitos, talvez não tão apaixonados quanto o meu, mas sempre dizendo “Ah, eu gostei…”. Será que a felicidade é só um ponto de vista?

Talvez. Ao lembrar de filmes infantis recentes como Shrek, Os Incríveis e Monstros S.A., lembro-me da criança que eu era. A Dama na Água é um tipo de filme que me lembra da criança que sou; do quanto é bom (e necessário) acreditar em fadas, guardiões, finais felizes e, principalmente na moral da história que, pelo visto, poucos entenderam.

Meu ranking atualizado de filmes de M. Night Shyamalan:
1. Corpo fechado (Unbreakable) – O melhor! Um filme de super-herói como nunca se viu, simplesmente arruinado pelo título em português. Arruinado! Um título que deu uma expectativa absolutamente errada às pessoas, que só prejudicou o filme. Tem gente que até hoje não viu porque acha que é filme de terror. Direção primorosa, fotografia belíssima, e um dos melhores roteiros hollywoodianos que já vi.
2. A Dama na Água – Acho que não preciso falar mais nada
3. Sinais - Uma maravilhosa história sobre fé disfarçada de filme de ET. Na minha opinião, brilhante! Apesar disso, começou aqui uma estranha obsessão da crítica em perseguir o diretor, numa estranha “maldição do Sexto Sentido”. Todo mundo esperava o próximo Sexto Sentido sem perceber que os filmes de Shyamalan podem oferecer muito mais.
4. O Sexto Sentido – junto com O Chamado, um dos poucos filmes de suspense hollywoodianos dignos de nota dos últimos 10 anos. Uma pena que foi feito antes de Unbreakable. Se a ordem tivesse sido inversa, talvez hoje não existisse a maldição.
5. A Vila – Só não considero um ótimo filme porque acabei desvendando o mistério (por mais que eu tentasse não fazê-lo) lá pelo meio. Novamente, o uso das metáforas para contar uma história relevante é o grande atrativo. Pena que nem todo mundo entendeu.

jamladyinwater256.jpg
“I’m not drinking fuckin’ merlot!!!!!”

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

10 Comentários

  • bruno says:

    adorei o filme, mas qual eh a moral da historia? Serah que vai ter resposta pra essa minha pergunta nao tao inteligente? abraco!

  • Cilon says:

    Sabe, eu no sou muito adepto de preconceitos. Ento dizer que eu no curto o cara no a verdade, eu jamais detestaria um filme por ser um filme dirigido por A ou B.

    Eu gostei de Sexto Sentido (achei o melhor filme dele), e de Corpo Fechado (embora no tenha visto o que o pessoal mais hardcore dos quadrinhos viu de to foda nesse filme).

    Sinais um filme mpar, uma sacada muito boa.

    A Vila que o problema. Resumidamente:
    m atuao, histria arrastadssima, final to espetacular quanto um prego torto e, como se isso no fosse o bastante, ainda foi estragado pelo prprio contador da histria (que decidiu que seria bacana contar o final antes da sequencia-climax do filme)

    Alias, ao invs de discorrer sobre o tema, vou postar o link de uma resenha mais profunda sobre o tema (:P)

    http://hbdia.blogspot.com/2005/02/quando-criana-eu-adorava-o-meu-super.html

    “No me levem a mal, no quero desmerecer a desesperada tentativa da atriz em nos convencer que ela estava ao menos tentando atuar. Tenho certeza que Bryce Dallas Howard deve ter pesquisado muito pro seu papel; alis, sua pesquisa foi to intensiva e consumiu tanto tempo da garota que ela no teve tempo de aprender o bsico sobre pessoas cegas: elas NO enxergam. Justamente por isso que elas no encaram as pessoas com quem conversam, ou movimentam os olhos na direo de rudos, ou piscam com frequncia, ou conseguem enganar monstros fazendo-os carem em buracos logo a sua frente, ou seja, coisas que Bryce faz o tempo todo durante o filme. Seria impossvel concluir que essa menina era cega se no tivessem deixado isso explcito. Em um momento eu achei que a grande surpresa do filme que ela passaria uma rasteira no Joaquim, jogaria a bengala na cabea dele e diria “A man, eu no sou cega no! Sacaneei!” Provavelmente, teria sido um final melhor”.

  • Victor S.L says:

    vou deichar as crticas de lado e vou ver,tambem curti muito corpo fechado e vrios amigos j tinham falado mal.

  • Fbio Yabu says:

    Taty,
    Que legal!! Em que Siciliano foi isso? Fala pra sua amiga postar tambm, oras!!

  • Taty Milk says:

    o.o estou chocada, simplesmente sai do cinema falando exatamente a mesma coisa que voce, yabu, falou sobre o filme A dama na agua, e novamente a amiga estranha que sempre le seu blog comentou cmg… o_ mmm~
    Ahn…o moo da siciliano fikou olhando estranho pra mim e pra minha amiga… D: nos fizemos “festinha” qd achamos um de seus livros (detalhe: ele estava na nossa frente o tempo todo). Ahn… (que coisa mais inutil)~~

    XD ok so isso ( ? ). Vou ver se fao minha amiga comentar mais o_ ela eh msm tarada por vc, ela decorou o nome de todos os personagens daquele seu livrinho….SEM NUNCA LER ELE >XD! Bye bye~

    p.s: Thas, meu amor, ao ler isso, saiba apenas de uma coisa…Eu te amo (L) XDDDD ta??

  • Claudino says:

    Fbio,

    Assisti hoje o filme e foi exatamente como disse: no final observei pessoas com cara de tacho sem ter entendido nada. Mas tambm j vi isso acontecer com Tarantino entre outros. Ainda bem que mesmo em Hollywood existe espao para filmes que exigem um pouco mais de neurnios!

  • Fbio Yabu says:

    Hahahaha, acho que voc no gosta do Shyamalan, no Cilon? :P

  • Cilon says:

    A Vila perto de ser timo, Fabyabu?
    Eu quero ser como vc quando eu crescer, mas vc dizendo essas coisas desses filmes, fica dificil :P

  • Erick says:

    Eeeee… esse eu vou ver. Mas s em casa…

    Poxa, mesmo desvendando o filme no meio tambm (A Vila), eu ainda achei ele melhor que Corpo Fechado. No que Corpo Fechado foi ruim… mas… ah, essa a minha opinio.

    Ah, cliquei ali em cima em “sobre o autor” e apareceu isso:

    Sorry, no posts matched your criteria, please try and search again.

  • Mr. Noin (a.k.a. Leal) says:

    Eu t querendo ver esse filme faz um tempo j. Admiro bastante o M. “Noite”, no s pelas suas “surpresas”, mas pelo jeito dele contar histrias. Nem li ainda o que voc escreveu a em cima, deixarei para depois que eu ver o filme, mas s pelo ttulo j deu para saber que um bom filme e que realmente no devo levar em conta a bilheteria para julgar isso (Superman que o diga).

    obs: T ficando “importante”, hein? Suas Princesas estavam l na pgina inicial do UOL, com um certo destaque at, hehe.



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube