Ensaio sobre a cegueira – o filme - YabloG!

Ensaio sobre a cegueira – o filme

setembro 13th, 2006 | Por Fábio Yabu em Resenhas

Após ter visto Cidade de Deus e o Jardineiro Fiel, ambos adaptações de livros, é difícil duvidar da competência do grande diretor brasileiro Fernando Meireles. Agora, ele parte para o que eu considero um desafio quase impossível: adaptar para as telas o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Ensaio sobre a Cegueira, do escritor português José Saramago.

O livro conta a história de um país fictício atingido por uma repentina cegueira branca, que começa com um motorista em pleno trânsito e se espalha por toda a nação. As vítimas são levadas para um asilo, onde testemunhamos os limites da degradação humana, ora como espectadores, ora como um dos diversos personagens cegos e sem nome que vivem em meio a dejetos humanos, à fome e ao desespero. Se já era desagradável imaginar os horrores que se passam dentro do asilo, como mortes e cenas de estupro protagonizadas por cegos, como será traduzir isso para as telas? Um desafio e tanto para o diretor, resumido nas palavras de Saramago na apresentação pública de seu livro:

“Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso”
(José Saramago, sobre Ensaio sobre a Cegueira)

A história do livro é tão real que causou arrepios em todos os seus leitores ano passado, nos eventos que aconteceram no Superdome pós-Katrina. Como uma triste profecia com uma década de antecedência, fatos que no livro pareciam brutais se mostraram condescendentes frente aos horrores vividos pelos sobreviventes presos no ginásio. Assassinatos, gangues de estupradores, seres humanos revertendo a estados primais. Tudo isso em poucos dias de isolamento, com a diferença que desta vez, o mundo inteiro estava olhando.

ensaio_cegueira_01.jpg
Ensaio sobre a cegueira, por R$ 26,70: um livro que não custa os olhos da cara!

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

6 Comentários



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube