A última hora - YabloG!

A última hora

outubro 23rd, 2007 | Por Fábio Yabu em Resenhas

A última hora

Esse é o filme mais importante que você poderá ver esse ano. Em exibição na Mostra Internacional de SP, A última hora (The 11th hour) é um documentário produzido e apresentado por Leonardo DiCaprio que, assim como Uma verdade inconveniente, de Al Gore, é um verdadeiro tratamento de choque àqueles que não levam as mudanças climáticas a sério, e um apelo desesperado aos que já se deram conta do problema.

Reunindo opiniões de cientistas, políticos e estudiosos, dos quais os mais notórios são, além do próprio DiCaprio, Mikhail Gorbachev e Stephen Hawking, o filme dedica três quartos de sua duração a escancarar na tela os efeitos do aquecimento global, classificando tragédias como o furacão Katrina como rotineiras nos terríveis anos que se aproximam. O clima vai piorar? Espécies vão ser extintas? Países vão desaparecer? A espécie humana vai ser acabar? Segundo o filme, é bem provável.

É impossível assistir à primeira parte de A última hora, como se fosse mais uma obra da ficção a là Armageddon. A tragédia aqui é real, e os mortos e feridos na tela não são atores. Não se trata mais de um futuro distante, pelo contrário; os minutos da última hora do título estão se esgotando rapidamente.

É nesse gancho que o filme se apóia para a apoteótica virada de seu terço final. Numa bem conduzida e inspiradora sequência de depoimentos, os antes pessimistas entrevistados lançam uma luz à platéia, a essa hora, em vias do suicídio coletivo. Convoca todos à luta e apresenta as armas: a conscientização ecológica, a ação e, por que não, o amor?

A edição bem cuidada, que utiliza pontualmente recursos cinematográficos como ângulos de câmeras, animações em 3D, uma trilha sonora apropriada e até o rostinho do DiCaprio, torna o filme mais ameno. Contribui também para a amortização do impacto a quase ausência de ataques – a essa altura nada mais que a verdade – à política de George W. Bush, ao desenfreado crescimento da China e ao vergonhoso desmatamento da nossa Amazônia. Talvez fiquem para a continuação – e que já adianto, não vi e não gostei.

A Última Hora
The 11th Hour
EUA, 2007 – 95 min
Documentário
Direção: Leila Conners Petersen, Nadia Conners
Roteiro: Leila Conners Petersen, Nadia Conners, Leonardo DiCaprio
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mikhail Gorbachev, Stephen Hawking, James Woolsey, William McDonough, Bruce Mau…

Links:

Site oficial
Crítica no Omelete, por Érico Borgo

Trailer:

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/7IBG2V98IBY" height="350" width="400" /]

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

8 Comentários

  • Matheus de Camargo says:

    Bom gente, para comear – sentando na janelinha – este documentrio apenas uma outra forma de agrupar informaes j conhecidas e repass-las para um pblico que se recusa escutar qualquer um que no tenha a cara na telinha (por isso do Lo no filme)… no deve ser desconsiderado j que nada do que ele mostra falso… ao contrrio, so verdades j conhecidas.
    Existem muitos outros documentrios que mostram muitos outros lados que no so expostos na mdia, para quem quer saber de algo mais… basta procurar, para facilitar, vou deixar uma relao:
    - A Carne Fraca (Instituto Nina Rosa);
    - Mudanas de Clima, Mudanas de Vida (Greenpeace);
    - Hearthlings “Terrqueos” (PETA);
    - Biomas (Srie do Discovery Channel), entre outros…

    Creio que nestes documentrios seja possvel encontrar muito mais informao cientfica e depoimentos de autoridades ambientais no assunto, assim como jornalistas (Washington Novaes) sobre o que realmente o estado de Mudana Climtica, que real, e no foge muito do que Al Gore e Leonardo di Caprio apresentam… recomendo qualquer um destes para complementar o filme do Leonardo, principalmente a srie do Discovery Channel, j que o canal tem mais nome e menos repudiado do que as ONG’s que citei.

    Abs

  • Victor S.L. says:

    Chegando atrasado no post mas tentando amenizar a ultima hora tempos.Eu vi o trailer, mas at agora no estreiou aqui no Rio

  • Fbio Yabu says:

    [Comment ID #73748 Will Be Quoted Here]

    O consumismo abordado nesse filme. bem bacana, voc deveria ver…

    O crescimento material necessrio, e o uso consciente do dinheiro e dos recursos materiais pode salvar o mundo. Pode criar prdios sustentveis, diminuir a fome e a pobreza, criar o goddamn carro a hidrognio. Mas uma questo de longo prazo, que talvez a gente no tenha, entretanto se render, cruzar os braos e no fazer nada no mnimo indigno.

    Ter esperanas tambm no bom. A esperana a maior inimiga dos naufrgos. Enfim, se voc j faz a sua parte, acho que voc est no caminho certo. :)

  • Cintia says:

    Bom, acho importante o problema do aquecimento global ter a maior exposio possvel na mdia, mas tenho as minhas dvidas se isso ajuda, de fato, a conscientizar as pessoas… Sabe, vi documentrio do Al Gore e achei fraco… Talvez o mrito dele tenha sido atingir um nmero maior de pessoas, mas pra quem j tem noo do que est acontecendo, no foi to impactante assim. Acho que o maior “problema” do mundo so as pessoas e enquanto no se resolver os problemas delas, vai ser difcil salvar a natureza. Tem gente que no vive, sobrevive (e muito mal) – como chegar nessas pessoas e dizer q elas tm que salvar o mico-sei-l-das-quantas se elas mal tm o status de gente? Complicado….

    Outra coisa q nunca vi ningum abordar a questo do consumismo… Incentiva-se as pessoas a comprar, comprar, comprar e comprar e do impacto ambiental dessa produo toda, nada se fala. E falo dos itens mais ou menos durveis – carros, eletrodomsticos, celulares, outros eletrnicos – todos com o mais novo recurso que no poderia faltar na sua vida, em N vezes sem juros no carto… Mas atacar isso geraria recesso que geraria sei-l-o-qu, etc., etc. Enfim, eu tento fazer a minha parte, mas, sinceramente, no tenho muitas esperanas… :(

  • Jo says:

    [Comment ID #73286 Will Be Quoted Here]

    CORAO!!!!!!

  • Kasmanas.. G. says:

    Eu ainda no me perdoei por ter dado aquela pescada.

    E, sei l, sabe? tentando ver os dois lados da questo, ainda h os renomados cientistas que so cticos sobre o assunto…

  • Belmont says:

    quando yabu posta qualquer coisa sobre heris, sries, games, chove comentrios. mas quando ele posta sobre alguma coisa da natureza, um ou outro vem comentar.

    meu comentrio:

    yabu, os homens podem sim mudar o destino do mundo, para um lugar melhor, ou continuar a porcaria que est. mas se vc quer que o mundo mude pra melhor rapidamente, chame o CAPITO PLANETA, pois ele acaba com toda essa poluio que existe por a…

    bom, espero que vc tenha compreendido minha mensagem.

  • ramon says:

    eu acho q ja estava na hora de escancararaem esse problema dessa forma.
    nao pelo fata de ser o ta do dicaprio sei l das quntas aparecer no filme q ele sera o melhor documentario sobre o tema.talves assim atinja um publico maior.rsrsrs



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube