Raimundo chegou! \o/ - YabloG!

Raimundo chegou! \o/

janeiro 29th, 2008 | Por Fábio Yabu em Criações

raimundo.jpg
Raimundo e eu!

High fives!! _o/

Meu quarto livro, Raimundo, Cidadão do Mundo, já está em minhas mãos. Olha, não é por nada não, mas o livro ficou lindo, visse? Ai, que metido! Metido nada, não fui eu que desenhei então posso elogiar até!!

O Raimundo é especial pra mim por ser o primeiro em muitas coisas. Além de ser o primeiro livro que não desenhei, é minha primeira incursão à poesia e meu primeiro personagem totalmente humano. É também meu primeiro livro em papel couché e o primeiro com prefácio!

É uma coisa muito louca alguém famoso escrever algo a seu respeito. Sabe aquela coisa? “Quando conheci o fulano, fulano é isso, fulano é aquilo…”. Pois é, o fulano sou eu e o famoso é o Professor Tibúrcio, que eu assistia na TV Cultura quando era criança. Meio surreal isso.

Já as ilustrações ficaram à cargo da artista gaúcha Ana Terra. Ela não é parente do Capitão Rodrigo nem dona do Terra, mas é uma ilustradora, escritora e contadora de histórias de mão cheia! Ela já ilustrou mais de 20 livros, e você pode conferir alguns trabalhos dela aqui.

Mas quem é esse Raimundo??

Raimundo, como todos os meus outros personagens, é meu alter-ego. Ele vive se perdendo por aí, é atrapalhado, gosta de viajar e de aprender línguas. Um dia ele saiu de sua casa no Ceará e sem querer acabou chegando na Bolívia, de onde partiu para uma verdadeira volta ao mundo! O livro fala dos 14 países que ele percorreu em sua jornada onde sua maior descoberta foi a si mesmo e seu lugar no mundo.

A coisa mais difícil do livro foi a pesquisa, até porque ainda não sou tão viajado quanto o Raimundo. Incluí na história lugares que quero muito conhecer como a Índia e a China, e outros pelos quais pude me apaixonar como a França e a Espanha. Como meus outros trabalhos, o livro tem bastante humor, mas tem seus momentos de tristeza e melancolia – é meu lado emo se manifestando, fazer o quê? Me deixa em póz!

Por que “Raimundo”?

Porque rima com “mundo”. Dã-ã.

E como surgiu a idéia de fazer o Raimundo?

Odeio quando me fazem essa pergunta, sabia? Sabe por que? Porque idéias não surgem, cara! Idéias estão aí, pairando no ar, espalhadas como pólen de flores, sendo respiradas o tempo inteiro, esperando para virarem histórias e sonhos. O Raimundo pertencia a esse universo ideal, e de certa forma sempre vai pertencer. Eu o respirei e traduzi meus desejos em palavras, letras e tinta, símbolos tangíveis, a Ana Terra os registrou como a sua imaginação mandou, e tudo isso virou 32 páginas de papel colorido que só faz sentindo, só tem cores e forma quando alguém resgata, ainda que parcialmente, a idéia original através da leitura. Achar que idéias surgem do nada ou de uma pancada no vaso sanitário (capacitor de fluxo!!) não é apenas banalizá-las mas também perder a oportunidade de encontrá-las.

E quando vai ser o lançamento?

Ainda não sei, mas o livro deve chegar às livrarias em algumas semanas e a tarde de autógrafos deverá ser lá pra março ou abril, já que fevereiro será bem corrido pra mim.

E qual é o seu próximo livro?

Agora que o Raimundo saiu, tenho me dedicado ao quarto livro das Princesas do Mar, que se tudo der certo sai no comecinho do segundo semestre. Eu não tenho exatamente um cronograma dos meus próximos livros, mas curti muito dar um tempo nas Princesas pra fazer algo totalmente novo e depois “voltar pra casa”. Talvez eu intercale os futuros livros da série com personagens e livros novos, vamos ver…

E o BBB2?????

BBB2 VAI SAIR ASSIM QUE EU CONSEGUIR OS BONEQUINHOS QUE PRECISO!!!! A história já está toda na minha cabeça, revirei a Liberdade inteirinha atrás de uma bonequinha da Chun-Li e não encontrei!! Quem tiver uma ou conhecer alguém que tenha, por favor me mande um e-mail!!!

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

24 Comentários



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube