BBB 2 – Os comentários do diretor - YabloG!

BBB 2 – Os comentários do diretor

abril 30th, 2008 | Por Fábio Yabu em Criações

Após quase 4 meses, o BBB 2 finalmente chegou ao fim. Apesar de eu ter achado que a história superou e muito a do primeiro, algumas pessoas não concordaram e tal. Reconheço que o desenvolvimento da trama ficou muito prejudicado por causa dos hiatos que tive que dar; eu não imaginava que o meu começo de ano, com a estréia de Princesas do Mar na TV, fosse ser tão atribulado. Tinha dias que eu dava 4, 5 entrevistas, mas enfim, não estou aqui para justificar nada nem explicar a piada, e sim para comentar o processo de desenvolvimento da história, e principalmente, do meu personagem favorito, JINN FARAH.

Quem não leu o final do BBB 2 é melhor ler agora ou parar por aqui.

A história

Desde o final do BBB 1 eu já sabia mais ou menos como seria o 2. Eu queria mostrar a decadência de um herói (o He-Man) e como os nossos medos e mágoas acabam nos tornando aquilo que mais odiamos. Na verdade, esse é um dos meus maiores medos; e criar uma história dessas me ajuda a exorcizá-los.

Eu sempre gosto de colocar uma mensagem mais “séria” dentro dos meus trabalhos mais escrachados. Não apenas por idealismo, mas também por achar que uma piada fica muito mais engraçada quando oposta a uma colocação séria.

Então pensei no lance do He-Man entrar no ciclo infinito da sua própria destruição, quando ele mata a ele mesmo vindo do futuro na forma do Esqueleto. Sim, desde o começo eu já tinha planejado que ele era o Esqueleto transformado em zumbi pelo Homem-Aranha Zumbi. Aliás, esse Homem-Aranha Zumbi deu um trabalhão pra encontrar, revirei Nova York inteira atrás dele até que encontrei numa Comic Shop.

Essa era a premissa inicial da história, e mais ou menos tudo o que eu tinha quando o primeiro episódio foi ao ar. Eu também sabia que Chun-Li (na verdade Shang Tsung ) Homem-Aranha, Batman e Franjinha dariam as caras. O Franjinha seria pivotal para a história, pois ele seria o responsável pelo transporte do He-Man/Esqueleto para o passado. Mas quem disse que tinha boneco do Franjinha?

Surge Jinn Farah

Muita gente me pergunta de onde eu tiro as idéias para as minhas histórias, como eu pensei nisso, como eu pensei naquilo. Acho que a criação do Jinn Farah é um bom exemplo de como a minha cabeça funciona, e como eu acho que é o processo criativo. Eu realmente acredito que tem boas histórias escondidas em todo lugar, mas acho que o segredo para encontrá-las é justamente não procurar. Pra não soar muito Caetano, vou contar tintim por tintim como o Jinn surgiu:

No começo o Franjinha não seria o Jinn Farah. Seria apenas o Franjinha, mas aí aconteceu um daqueles pequenos milagres que costumo testemunhar durante o processo criativo, quando por falta de uma solução ideal, outra melhor ainda acaba aparecendo quando você pensa fora da caixa. Eu vasculhei a cidade inteira atrás do boneco do Franjinha, fui até o aeroporto de Guarulhos na loja da Turma da Mônica e nem lá tinha. Então perguntei pra vendedora onde poderia encontrar um, e para a minha surpresa, ela me disse que o Franjinha NÃO tinha boneco. Absurdo. O Franjinha sempre foi o personagem mais rico da Turma, afinal ele era o mais inteligente, e poderia derrotar a Mônica de olhos fechados. Estranhamente ele nunca teve revista própria, quando até a TINA tem. Fala sério. Que espécie de maluco lê as histórias da Tina? Eu sempre pulei.

Então voltei pra casa decidido a criar o meu próprio Franjinha, que agora tinha até mesmo uma motivação. De mocinho submisso a mentes inferiores, ele virou um vilão badass, que fez fortuna vendendo seus inventos. Comecei a bolar o enigma de sua identidade, escrevi cada letra do seu nome num pedaço de papel e comecei a rir sozinho ao ler JINN FARAH, um nome que até parecia de verdade.

Na hora de pensar no logo, percebi que a franja do personagem tinha 5 pontas, mesmo número de letras de FARAH. Era bom demais pra ser verdade, a piada estava pronta e ninguém nunca tinha visto! Fui numa loja de brinquedos e lá encontrei o KEN MODA PRAIA, que era loiro e tinha uma… franjinha! Aí foi só pedir pra minha mãe costurar uma camiseta vermelha e uma calça preta e pronto! Nascia Jinn Farah e todo o resto da trama do BBB 2. :D

ARG – O que o BBB não mostrou

Foi realmente uma pena eu não ter podido me dedicar mais ao ARG do BBB 2. Ele contaria detalhadamente toda a queda do Franjinha, e o destino dos outros personagens da Turma. O blog ainda está no ar, e agora sabendo quem está escrevendo tudo faz sentido. Aqui por exemplo eu revelo o que aconteceu com a Mônica:

Ela

Engraçado como tudo sempre girou em volta dela. Aquele sorrisinho engraçado, os cachos negros de seus cabelos, seu espírito e corpo fortes. Lembro-me com ternura dos planos que fazíamos, tudo era ela, ao redor dela, para ela.

Lembro que no começo as coisas eram muito diferentes, mas o tempo mudou meu olhar. Mesmo que ela estivesse por perto durante tantos anos, eu nunca a havia visto daquela maneira. Demorou, mas finalmente percebi que ela estava lá o tempo todo, para me dar a força que eu precisava para seguir em frente e vencer os duros desafios que a vida me preparara.

Ela se foi, mas nunca será esquecida.

Pois até hoje, ela vive em mim.

Por causa da minha escassez de tempo, resolvi encerrar a história sem os outros elementos que eu havia pensado. Mas para não deixar ninguém na mão, conto aqui o que ainda iria aparecer e as peças que faltavam no quebra-cabeça:

brigada-amarela.jpg

A Brigada Amarela – a resistência que havia sido formada pelo Bugu, também falecido. Após a morte de Bidu, Bugu quis aproveitar para finalmente se lançar ao estrelato, mas ele já estava velho demais pois eles envelheciam como cachorros. Seus discípulos queriam impedir a todo custo a ressurreição de Bidu. Sua assinatura, A.M.F., era nada menos que “Alô Mamãe Forever”. :P

Marina – a ex-namorada o Franjinha havia espalhado pela internet seus quadros, que davam pistas sobre sua verdadeira identidade. Infelizmente não rolou de produzí-los, mas que ia ficar legal ia, falaí.

O melhor personagem, entretanto, não apareceu: O Senhor da Lua. Sim, ele seria o Cebolinha também crescido e único cuja “alma” seria capaz de derrotar Jinn Farah. Todos os seus diálogos seriam formados por palavras sem o R, que dariam a pista de sua identidade até que ela seria entregue quando ele pronunciasse “Flanjinha”. Droga, onde vende um dia com 48 horas?!?

Outro elemento que foi fornecido no ARG através do post do Brainstorm#9 foi a data 18 de julho de 1959. Eu não esperava que ninguém fosse descobrir o que ela significava, até porque essa data não está registrada em lugar algum da internet. A quem interessar possa, esse foi o dia em que a revista BIDU #01 foi lançada. Como eu sei disso? Infelizmente não posso revelar todos os meus segredos. :P

Ou seja, no final das contas o BBB seria uma grande história da Turma da Mônica. Bom, como a identidade do Jinn já é conhecida, não dá mais para utilizar essas piadas numa outra história. Mas fica aí pra quem tinha curiosidade.  :)

Jinn Farah e o futuro

Na boa, eu me apaixonei pelo personagem. Por isso, Jinn Farah certamente será visto em outros trabalhos meus, e terá um papel de destaque no meu próximo livro (Princesas do Mar 4) com franja, camiseta vermelha e tudo! E o legal  é que só os leitores do YabloG! vão entender a piada. ;)

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

33 Comentários

  • Caroline says:

    eu amei muito essa imagem do franjinha. e quem sabe ele no me ensine umas xperiencias? te amo mauricio. bjs carol.

  • kellyane says:

    oi toni gato
    eu keria ter o seu poder !!!!!!!!!!!

    eu me chamo kellyane e te amo d+d+d+ e d+ eu keria q vc tivesse aki kum migo !.

    eu assisto a novela naum s pelos mutantes + sum pur vc !!!!!!! vc entendeu ?!

    se vc naum tivesse na novela eu naum assistiria tanto ke kuando eu naum assisto eu fico cum raiva de mim mesma .

    vc td pra mim vc
    o sol da minha manh
    vc , vc a luz
    da minha vida

    e de vc ke eu encontro os caminhos do meu corao
    vc a minha vida
    kuando eu te vi
    eu descobri ke vc td td td pa mim

    e assim ke agora eu encontro motivo pra viver !

    sem vc eu naum sou nada
    eu naum sou ninguem .

    por isso essa minha dedicao toda a vc
    pk eu te amo

    y love you pra todo o sempre

    beijos kellyane

    xauuuuuuuuuuuuuuu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Wolfer says:

    Mais um furo:
    E o tal fim do mundo que o Cabelo e o Smallville falaram?

  • Guilherme says:

    encontrei mais um furo na histria O.O
    pq os que morreram no voltaram com a turma do penadinho???

  • akemi says:

    er, eu no acompanhei nenhum bbb, mas do pouco que vi, achei engraado (pra variar, praticamente tudo o que voc faz engraado).

    mas a REAL QUESTO :

    quando voc vai voltar com o mude o mundo? p, 2 meses, cara… :,(

  • Renk says:


    E TEM UM BIDU AQUI EM CASA…

    Fiquei um tempo sem acompanhar o BBB, s pude ler inteiro com mais calma agora
    Quando vi quem era o Jinn s olhei pro lado, e imaginei o Bidu aqui olhando pra mim e dizendo “Sucker!”
    … E depois disso minha cabea explodiu…

    Arranje mais tempo pro BBB 3, a havero bem mais exploses cranianas!

  • Danilo says:

    Da prxima vez, terceirize o BBB! [2]

    e me chame!

    Parabns Yabu,
    esse loop do He-Man foi demais

    eehuheuehe

  • Filho do Yabu (Yaboo Jr.) says:

    Mas pera! FUROS na histria! O que diabos era o monstro de fumaa (ou de meia cala preta, tanto faz)???

    Yabu essa vc no respondeu! Era s um mero invento do Franjinha??? S isso???

  • Arkhan says:

    Parabns pelo trabalho (intil) que voc fez Yabu! Muito engraado mesmo.

    Sou seu f desde os Combo Rangers e acompanhava muitas das histrias suas (T na hora do COMBO!), ainda dei uma vasculhada na net mas no achei muita coisa sobre. A um dia destes (semana passada) eu acho um link com o nome Yabu e falo “mas pera!?”.

    Gostei muito mesmo o BBB1, acho que foi o melhor at agora, mas o aranha do BBB2 (Yabu j foi pra Beag?) simplismente o mais carismtico. Cabelo e Smallvile do 1 so os melhores na hora de competir “habilidades sobrenaturais”.

    Em suma, parabns por continuar a nos alegrando. s.

  • Ricardo says:

    uma penaa voc no ter usado todas essas idias.

    foi um pecado o cebolinha no ter aparecido…

    se rolar um bbb3, v se pe ele (;

    mas diz aii yabu… quem seria o Jinn Farah se no fosse o Franjinha?

  • Fagner says:

    Putz…essa histria era muito legal!
    Pena q vc no teve tempo Fbio…
    Da prxima vez, terceirize o BBB!

  • Paul says:

    Jinn Farah nos livros das Princesas, o MdS vou te cobrar royalties. At agora no sei como o Bolaos no cobrou os dele…

  • “eles envelheciam como cachorros”

    pqp, esse trocadilho foi demais

  • “S os leitores do YabloG! vo entender a piada”

    I smell a lawsuit

    (I’ll take the case!)

  • Jr. says:

    Esse bbb2 foi q nem o “Sexto Sentido”, todo mundo sabia antes… S eu q realmente fui descobrir no fim?

  • Guilherme says:

    Sabi q o franjinha era o jinn desde q o capitulo q ele apareceu por inteiro o.o, seria bem legal se o ARG fosse adiante e… na prxima coloca o Z-Lel, o Hiro ou o Z da Roa? eles tambm no tem bonequinhos prprios e foram criados antes do Chico…

  • bb says:

    poxa Muito legal :)
    gostei mesmo…

  • matdraven says:

    Jinn Farah em princesas do mar ? isso eu
    quero ver !! mas diz ai yabu , alguem ja mostrou
    isso ao mauricio de souza ?
    acho que ele ia gostar, quem sabe nao rola ai
    algum crossover das duas mega potencias do brasil
    a yabu comics (ou sei la como se define sua vasta area de atuao) e a mauricio de souza publicaes !!
    parabens pelo dois a historia e realmente otima !

  • Boa pergunta, Joo Luiz. Eu at deixei a pergunta l no youtube tb.
    Lendo os lbios dele, d pra ver que Silvio Luiz no sabia, pois o que ele falou ali foi qq coisa, menos Franjinha. Hehehe.
    E a histria foi muito boa, mesmo!

    Achei massa o final. S que depois um erro seu me confundiu todo, pois quando fui checar no primeiro episdio vi que havia falas desiguais. No primeiro captulo, He-man no tinha dito “O que voc est fazendo aqui?” e Esqueleto tinha dito “ a minha chance de…”, entre outras diferenas. Da pensei: “Com certeza Yabu, enquanto produzia, teria tido o cuidado de olhar na primeira histria pra deixar igual.” Ento comecei a pensar que esse erro era proposital e era pra enganar quem no checasse o primeiro episdio, levando a acreditar que no incio era o prprio He-Man quem estava no lugar de Esqueleto. Mas que na verdade teria sido Esqueleto mesmo quem He-Man teria matado e em seguida, com a volta no tempo, He-Man zumbi teria aparecido. Por isso a pergunta: “O que voc est fazendo aqui [j que acabei de mat-lo]?” Hehe. E a seria a oportunidade de He-Man se redimir, primeiro dizendo que aquele seria ele mesmo se ele continuasse a agir daquela maneira e em seguida se matando para evitar que o mundo fosse infestado por zumbis. Assim daria a oportunidade de He-Man no passar por tudo o que passou, pois veriam que Esqueleto se suicidou (isso se escondessem o outro corpo :P ). He-Man continuaria como heri, passando a agir da forma certa e no por impulso e, dessa vez, a espada no teria sido perdida, no dando ainda a oportunidade a Jinn Farah (ou Franjinha, tanto faz). Sendo que assim a ameaa de Franjinha ainda existiria. E at fazia sentido, pois onde estava Esqueleto esse tempo todo, enquanto acusavam He-Man de t-lo matado?
    Mas com tudo isso, acho que pensei demais e “viajei na maionese”. :P Seu post aqui mostra que eu estava errado.
    Mas tudo bem. Todos cometem erros. [O Vingador foi o meu erro - by Mestre dos Magos] Hehehe. Mas de agora em diante, verifique nos episdios anteriores quando tiver alguma coisa que tenha que ser igual, blz? :)

    Valeu!!!!!!!!

  • Jr. says:

    Esse post s confirma o q eu falei no season finale. Eu acho q se vc tivesse tido mais tempo teria ficado mt melhor q o primeiro. A histria realmente eh mt boa, mas nao empolgou tanto no fim das contas. (ou eu virei um puta chato em um ano…=))
    Pelo AMF: booooooooooua Japa!

    Abraos, e at o ano q vem.. (se bem q podia rolar um mid-season…)

  • Jo says:

    [Comment ID #162644 Will Be Quoted Here]

    “Jinn Farah o nome do cara”

  • Jo says:

    [Comment ID #162623 Will Be Quoted Here]

    UUUps.Dei uma de Jessica Simpson total agora n, foi mal! hehehe.

  • ruby says:

    . . .

    Putz, Yabu, voc o mximo. Prontofalei.

    Ah, e eu prometo que quando achar um dia de 48h pra vender te falo, t? ;)

  • Dr. Joao Luiz says:

    Sensacional o final da histria, com o loop infinito e o logo com as 5 gotas. Coisa de gnio mesmo.

    Sobre o Franjinha, deu pra sacar que era ele logo no primeiro quadrinho desse season finale, quando ele fala do sujo. (eu googleie o que significava disllico e confirmei que se tratava do cebolinha, ento ficou bvio que os outros eram o bidu, a mnica e o franjinha heheheh). Quando vi o aranha falando o nome Jinn Farah dei risada com o anagrama.

    Parabns pela histria, achei bem melhor que a do primeiro!

    ps: e a fala censurada do Silvio Luis, era o que que ele falava?

  • Nossa sem kerer ser chato… ams vc podia fazer um GUERRA entre bonekinhos UAHuaHha! UAHauaHuaauah!

  • Mto bom Yabu !
    foda no ter tempo… Mas as suas idias foram muito boas…
    Mas na proxima historinha talvez vc pude-se fazer algo diferente… tipo nada de BBB… vc podia fazer algo do tipo ” Crise das Infinitas terras” que uma tima desculpa de juntar um monte de personagens diferentes UAHuauahuauahauhahuAH!

  • Marco says:

    Odeio puxar saco, mas o Yabu um gnio…

    A histria ficou muito melhor, mais estruturada e talz. S que o problema foi que o BBB 2 ficou sem paredes, lderes da semana e outros elementos do BBB. Mas mesmo assim a histria ficou muito interessante.

    Quando for devolver os bonecos, TEM que mandar uma dedicatria, recadinho, autgrafo, dinheiro pro buso, qualquer coisa!

  • Fbio Yabu says:

    [Comment ID #162622 Will Be Quoted Here]

    Porque ele usou o DNA do Aranha na mquina ressuscitadora, u!

  • Jo says:

    t, mas porque o Farah queria especialistas em Aracnologia? :)

  • Garota Otaku says:

    Rapaz, rapaz… continue a fase Colapso de Combo Rangers.. pq eu fiquei a ver navios quando vc parou no inicio da fase.. qual … tava sendo a melhor das fases…; puxa puxa… fiquei magoada com isso….. continue a fase Colapsoo…

  • Felipe B. says:

    hahahahha yabu sou teu f de carteirinha!

  • Chester says:

    Bem, eu sou um maluco que l as histrias da Tina. Alis, eu sou um maluco que l Combo Rangers! :-D

    Legal ter colocado esse texto todo com o processo. O lance do Jinn Farah tem o atributo mgico de ser *quase* forado demais, *quase* Deus Ex Machina, *quase* srio. E isso o que o torna to interessante. Que venha o BBB3! :-)

  • JM says:

    Fodnico, ponto.

    E eu no me importaria de ficar anos acompanhando se todos os seus planos fossem colocados em prtica, seria perfeito *-*



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube