Hulk Versus O Incrível Hulk - YabloG!

Hulk Versus O Incrível Hulk

junho 18th, 2008 | Por Fábio Yabu em Resenhas

(Sem spoilers, acho)


“CALÇAAAAAAAAAAAS!”

Eu sou um tipo raro de pessoa: eu sou fã do Hulk. Sempre achei o personagem riquíssimo, ainda que a maioria das suas histórias beire o incompreensível. O grande problema dele é que, por mais rico que ele seja, o coitado não dá muito pano pra manga, especialmente num universo povoado por outros heróis. É paradoxal querer tratar o Hulk como um herói no naipe do Homem-Aranha ou dos X-Men. O bicho é um monstro de pura raiva, burro pra cacete e que só quer ficar sozinho! Não dá pra escrever 30 anos de histórias com isso, muito menos tentar posicioná-lo como uma figura heróica ou inspiracional. O Hulk é por definição, uma doença mental.

Por isso as melhores histórias dele são aquelas que ignoram completamente baboseiras como o Universo Marvel ou a cronologia e se concentram exclusivamente na maldição, no conflito entre homem e monstro. Era assim na série de TV, nas primeiras histórias dos quadrinhos e na fase mega-boga escrita pelo Peter David, onde o Dr. Banner tentou se curar fazendo terapia psiquiátrica.

Aí veio o filme de 2003, que tanta gente meteu o pau. Eu não acho que o filme seja ruim, pelo contrário, eu acho um dos melhores filmes de herói simplesmente porque, assim como Superman Returns, não é um filme de herói comum! Não segue aquela fórmulinha definida de: herói é alguém normal – herói ganha poderes – vilão, que era alguém que o herói já conhecia, também ganha poderes – herói e vilão se pegam na cena de luta final – gancho pro segundo filme.

No filme do Ang Lee, apesar de ter o diabo da luta final, o desenvolvimento é totalmente diferente, é muito mais psicológico, mais lento, onde você vê toda aquela tensão crescendo, todo aquele conflito interno do Banner até que ele finalmente explode e vira o Hulk. Eu acho que o filme inteiro foi brilhante, mas reconheço que derrapou e muito no final. Outro problema gravíssimo do filme foi o diabo do Hulk ser GATINHO! Pô, se eu fosse mulher e verde bem que eu dava meu telefone pra ele. O Hulk não tem que ser gatinho, ele é um badass huge mothafocker que dá um couro no Galactus! Tem que ser grotesco, feio, desajeitado, não gatinho com o peito depilado.


“Me deixa em póz!”

São muitos prós e alguns contras bem pesados. Agora, esse filme novo é meio morno demais, fica muito em cima do muro. Seguiu totalmente à risca a fórmula básica, e caiu nas armadilhas que o próprio personagem possui, começando pela simples verdade de que NINGUÉM peita o Hulk. Não dá, o cara é o mais forte do universo. A solução mais fácil para isso é colocar um cara mais forte que ele pros dois se baterem, e o único final possível para essa história é o Hulk ganhar no muque. Não tem como ele vir com uma sacadinha genial, vencer na inteligência ou surpreender ninguém. Vai ganhar é na porrada mesmo, e é exatamente isso que acontece (ao contrário do filme do Ang Lee, que aliás possui uma cena memorável do Hulk brigando na tempestade com seu pai-elétrico).

Eu achei uma pena, porque pelo que eu li por aí, o Edward Norton queria fazer um filme mais cabeça, que pra mim é a verdadeira essência do Hulk. É legal ver o Dr. Banner morando numa favela, pedindo esmola na rua, passando um perrengue danado, porque ele é um cara que já perdeu tudo, inclusive a humanidade. Só isso já daria um filme legal. Mas as cenas foram tão poucas e pareciam querer mostrar tanto o Hulk o tempo inteiro que o filme acabou ficando meio vazio pra mim. Não vou dizer que desprovido de qualidades, a atuação do Edward Norton carrega o filme nas costas, a computação gráfica está melhor (mas MUITO longe de ser perfeita – algumas cenas pareciam saídas direto do Playstation 3), e a trilha sonora e referências foram bem legais. Ainda assim, acho que não foi dessa vez que o Hulk teve o filme que merecia.

Já que é pra comparar, fiz uma tabelinha com os prós e contras de cada filme:



Hulk – 2003
O Incrível Hulk – 2008
Vencedor
Computação gráfica
Hulk “gatinho”
Hulk Badass
O Incrível Hulk
Estilo do roteiro
Filme cabeça
PORRADA!
Hulk
Dr. Banner
Eric Bana
Edward Norton
Edward Norton
Betty Ross
Jennifer Connely
Liv Tyler
Jennifer Connely
Vilões
Pai do Hulk / Poodles radioativos
Abominável
Pai do Hulk, mas eu dispenso os poodles
Nota Rotten Tomatoes
61%
66%
O Incrível Hulk
Nota YabloG!
8
5
Hulk

Veja que as opiniões no Rotten Tomatoes (que compara críticas de diversas fontes) estão praticamente empatadas. Enfim, sugiro que se você ainda não viu o novo, vá ao cinema e tire suas próprias conclusões. E se você é daqueles que não gostaram do primeiro filme, tente dar uma chance daqui a alguns anos, quando a febre de filmes de super-heróis (finalmente) passar. Você vai ver que ele vai ser um dos poucos que realmente vão destoar como diferentes e originais. ;)

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

12 Comentários

  • Lukeba says:

    Realmente tem algumas cenas do segundo filme q parece retirada do ps3, gostei muito mais do segundo filme pq ele nao isagera muito na fora do hulk, no primeiro filme o hulk levava tiro e crescia alm de pula de um continente pro outro *-*(kct ele parecia um GODZILLA verde pulando) eu prefiro muito mais o drama do segundo filme q conta realmente sobre a radiaao gama e de um acidente que acaba ferindo a betty, alem do hulk se teleportar com o pai dele em uma tempestade eles criarao um cogumelo gigatesco em uma lago, pra mim o muito mais legal ver o hulk com um adiversario a altura como o abominavel do q ele lutando com cachorro mutante.

  • Maggott says:

    Bonitinho e mais burro!!!meu hulk sem chance,outro o incrivel hulk mas parece o iori yagami do KOF tipo emo,sou muito mas
    o hulko e seu corte militar e quanto mais injuriado mais ele crescia dah pra ver isso nas luta contra os ces eu adoro ver o grando cansado hehe…HULK SMASH ALL…hhhaauuuugggghhhh

  • nderson says:

    MUITO bom, alis, excelentssimo mesmo, saber que algum com destaque na mdia e tudo mais como o Yabu, goste do primeiro filme do Hulk. O coitado do filme e do diretor sofreram duras crticas pq z povo no quer saber de filme mais cabea.

  • Paulo says:

    Cara..tua crtica t perfeita, extraiu com perfeio todas as qualidades ddos kulk’s..

  • Eu no vi nenhum dos 2 filmes… sei la esse negcio de filmes de heris achu ke ja ta saturando….
    Mas eu ADOREI a saga “WORLD WAR HULK” achu ke foi uma das melhores que eu j li…
    Era mto bom ver ele dando um pau em todo mundo !!!

  • Guilherme says:

    Concordo com o pedruh, mas quando penso no Hulk vem na minha cabea os olhos deles e a frase “HULK SMASH !!!!!!!!”

    Yabu, cara sou teu f desde a poca dos Combo Rangers :D
    Passa no meu blog depois se tiver tempo

  • Mr. Noin (a.k.a. Leal) says:

    No assisti o segundo, mas curti bagarai o primeiro. Basicamente pelos mesmos motivos que voc diz. Eu adoro conflitos internos e coisas do gnero. Tambm gosto da frmulinha bsica de filmes de super-heris, mas mais quando eu t com vontade de deixar o crebro fora da sala para ver o filme (que o que eu possivelmente farei nesse novo Hulk quando for v-lo).
    No fao a mnima idia do pq as pessoas vem repreender quando fala-se algo que foge do senso comum. Tipo falar que gosta do Hulk anterior mais que esse ou que prefere o filme Superman Returns ao Batman Begins (pronto, falei, hehe). igual quando eu falo que prefiro Foo Fighters a Nirvana, j fui quase espancado por isso, huahuahua.

  • Edungeon says:

    O primeiro Hulk foi um coc e a Liv Tyler melhor que a Jennifer Connely…

  • pedruh says:

    o hulk dessa fotu me lembra o sherek XD

  • matdraven says:

    po yabu real cara o filme de 2003 muito bom mesmo!
    so que pra entende-lo voc tem que entender a raiva interna
    do Hulk , seus conflitos internos !, ainda no vi o novo estava bem animado, mas da todas as crticas no foram l muito positivas, mas vou ver mesmo assim,afinal o esmeralda merece.

    HULK ESMAGA !!!

  • Sylar_133 says:

    Ah kra… Eu tbm gostei do primeiro filme do Hulk… -.-’

    Mas tds meus amigos flam q foi uma porcaria… agora jah posso dizer: NAUM ESTOU SOH! MINHA OPINIAUM EH COMPARTILHADA!!!

    Naum vi esse novo filme… mas quem sabe eu me surpreendo… Oo Eh o q espero q acontea…

  • Sinceramente, gostei mais do atual. O anterior tentava puxar mais pro psicolgico, mas no foi to bem sucedido quanto esse, que apesar de ter menos cenas assim, foi mais convincente.

    E as cenas de ao do atual esto melhores tambm.



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube