Batman Versus Super-Homem - YabloG!

Batman Versus Super-Homem

julho 18th, 2008 | Por Fábio Yabu em Crônicas | Resenhas



Todos conhecem bem a história que é quase uma mitologia moderna. Um garoto inocente perde sua família. Cercado por um ambiente hostil, ele faz da tragédia a origem de sua força e se torna o maior defensor de seu mundo. Se estou falando do Batman ou do Super-Homem, é você quem decide.

É interessante refletir sobre os dois personagens. Uma análise equivocada é achar que ambos são opostos. À primeira vista, pode até parecer, já que o Batman é um avatar da escuridão e faz da noite o sua maior arma, enquanto o Super-Homem recebe seus poderes do sol. O Batman tem apenas seu treinamento físico e intelecto para lutar contra o crime, o Super-Homem desconhece a verdadeira extensão de seus poderes mitológicos. O Batman sempre foi rico, o Super-Homem foi criado numa fazenda. A identidade secreta do Batman é um empresário mulherengo, a do Super-Homem, um repórter atrapalhado.

Indo um pouco além das primeiras impressões, começam a surgir semelhanças interessantes. Dizem que a história do Batman é muito mais trágica já que ele perdeu os pais, mas o Super-Homem perdeu não só a família mas o seu planeta inteiro! Gotham, onde o jovem Bruce Wayne cresceu é fétida e corrupta, mas a Terra onde o jovem Kal-El foi criado é um inferno dantesco perto da sociedade superavançada de Krypton. Ambos são frutos de dores que não podem ser mensuradas ou comparadas, profundas até o infinito. Crianças desorientadas, foram reconfortados pelos braços de pais adotivos; o Batman pelo fiel mordomo Alfred e o Super-Homem pelo gentil casal Kent. E, ainda que salvem a mocinha no final, nenhum dos dois pode encontrar a ternura em seus braços após um dia de luta pelo bem.

Enfim, numa terceira meditação, é possível ver como quem tem visão de raio-x, além das roupas colantes, dos cintos de utilidade e identidades secretas. Por baixo dos músculos, está o propósito, a razão de ser de cada um, junto com a supreendente, simples e inexorável verdade: a vida é uma tremenda duma sacana.

Essa danada distribui de maneira igualmente injusta anos, cores, super-poderes, felicidade, Amor, grana, gordura, bunda. Tem gente que recebe demais, outros de menos, muitos nada. Ninguém recebe opção senão viver tudo e com tudo isso. E não adianta nem reclamar, pode levar o código do consumidor, o segredo ou os 9 passos para a felicidade que for.

As pessoas acabam achando ruim – normal – e sempre olham pro prato alheio, pra grama do vizinho, mas o que tem debaixo dela? Acho que, no fundo no fundo, todos recebem na sua cumbuca uma porção de miséria, sejam de Gotham City ou Krypton. Só que, independente de quanto e do quê distribuiu, a maior sacanagem da vida é justamente o que a torna uma grande aventura. No final das contas, com poderes ou sem, com tudo que lhes foi dado de bom e de ruim, o Batman e o Super-Homem precisam simplesmente salvar o mundo.



P.S.: É, era para eu ter escrito uma crítica sobre Batman – O Cavaleiro das Trevas, mas achei que ia ser redundante dizer o quanto o filme é espetacular. Então resolvi partilhar esses pensamentos que sigo como filosofia de vida. ;)

P.S.2: Semana que vem tem Comic-Con! Aguarde toneladas de novidades direto de San Diego, California sobre nossas séries, quadrinhos, filmes e games favoritos, escritas com esse meu jeitinho todo especial. :P

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

15 Comentários

  • Vincius says:

    Juro que prefiro o Batm…
    Pra ser bem sincero eu nem gosto de super homem. =p

  • Engraado. Eu tambm resolvi no fazer um resenha sobre o filme justamente porque seria estranho ler as palavras “brilhante”, “perfeito”, “irretocvel”, “do ca**lho” e “maravilhoso” tantas vezes no mesmo texto =P

    Resolvi apenas falar sobre o Coringa (que corrobora de todos esses adjetivos e mais um pouco. Ao quadrado =P)

  • Jo says:

    [Comment ID #180068 Will Be Quoted Here]

    (isso veio daquele livro, e depois pro Kill Bill n?)

    Dependendo do escritor – e nas minhas verses preferidas – no bem assim. Bruce Wayne morreu com 8 anos e nasceu o Batman, sendo Bruce Wayne apenas extenso para investigaes do Morcego! Algo parecido com o Justiceiro, s que com o adicional de ningum conhecer o Bruce Wayne — enquanto todo mundo que o pescoo do Frank Castle.

  • Marco says:

    Muito bonito esse se texto, Yabu. Me tocou…

  • Algum dos dois j foi pra Beag?

  • Rafa says:

    Fodstico seu texto.
    No curto muito o Batman, nem o Super-Homem. Mas respeito a amizade acima de tudo. Os dois so de mundos diferentes, mas no fundo so homens que lutam para que o passado, tanto de um como de outro, no venha a se tornar presente novamente. No h lao mais forte do que a amizade, que pode at ser mais forte (note, pode) do que a do amor.

  • Daniel Seigo says:

    Concordo com o ke o @Bruno Hoffmann escreveu…
    Apesar ke o Superman vive pela vida dos outros.. ele meio paranico em salvar a todos… Ele realmente leva a srio a frase ” grandes poderes trazem grandes responsabilidades”…
    Os dois so meio doentes… Por isso eles se entendem…

  • kz says:

    Fala Yabu, tudo certo contigo cara ?! Gostei do seu post, bem propcio para o lanamento do novo filme do Batman. Mas (felizmente ou infelizmente) discordo da sua opinio quando diz que os dois so iguais e no opostos.

    Desde o ano passado voltei a ler comics e j li algumas clebres obras que merecem ser lidas por todos por abordarem a temtica de super-heris de forma nica. Dentre estas, destaco essa abaixo que se encaixam no tema por vc descrito:

    - The Dark Knight Returns(http://rurounikz.wordpress.com/2008/04/26/the-dark-knight-returns)

    Nessa graphic novel de Frank Miller a verdadeira essncia do homem-morcego e como ele se difere de Superman

    - Superman: Red Son (http://rurounikz.wordpress.com/2007/09/30/superman-red-sonsuperman-red-son)

    Em um mundo diferente concebido por Mark Millar, vemos como que o preto da anarquia representado por Batman bate de frente com a ditadura de um Superman lder da Unio Sovitica.

    - Kingdom Come (http://rurounikz.wordpress.com/2008/05/19/kingdom-come)

    Nessa a diferena entre os dois mais sutil, mas tbm possvel notar como eles se portam diante da existncia de vrios super-heris. Srie mto apreciada, ainda mais devido a arte de Alex Ross.

    Por essas e outras q considero os dois completamente diferentes, APESAR DE LUTAREM PELA JUSTIA e partilharem uma causa, a do bem da humanidade…

    Novamente fica os parabns pelo post e seu blog.

    Abs !

  • Paul says:

    Na verdade, a identidade secreta do Bruce Wayne o Batman. Quando ele acorda, ele o Bruce Wayne. Ele se traveste de Batman. O Super Homem ao contrrio. Quando ele acorda ele o Super Homem. Clark Kent a identidade secreta dele. Batman e Clark so os disfarces. Um o contrrio do outro, como voc disse, apesar de serem a mesma coisa.

  • Eu discordo quanto a intensidade da tragdia pessoal de cada personagem. Superman era apenas um beb quando foi enviado Terra, teve uma infncia livre de traumas sendo criado pelos Kent como filho legtimo em Smallville e s foi saber o que aconteceu com seu planeta natal quando estava bem crescidinho.
    Bruce Wayne testemunou a morte dos pais (ao vivo e a cores) quando ainda dependia de sua ateno e amor, bem no meio de sua infncia. Imagine como foi a adolescncia deste sujeito! No tem como comparar.

    Mas seu ltimo pargrafo matou a pau!
    Abrao!

  • Igor Faria says:

    Gostei DEMAIS do texto. Nunca tinah pensado dessa forma, em como ambos so a mesma coisa, no final…

    Mas eu ainda acho o Superomo (e o Capito Amrica seu respectivo na MARVEL) o maior escoteirinho. Gosto do Btima (aaaahh, vamu com a tia do Btima) pq ele faz o que tem que ser feito: desce a porrada nos viles. \o/

    Sem falar que muito fcil ser super heri sendo invencvel e com MIL poderes… Sair no brao OUTRA histria…

    =P

    Mas o texto ficou foda!

  • Yabu, teve uma revista durante a Crise Infinita (ou pr, ou ps, sei l – e tambm no lembro qual foi o roteirista) que, ao mostrar a Liga da Justia e os dois em especial, definia a amizade da seguinte forma: ‘”seus amigos so aqueles que voc considera seus iguais… mas seu melhor amigo aquele que voc considera melhor que voc prprio”.

  • Hamilton says:

    Dae Yabu, blz?

    Bah, teu comentrio no twitter me deixou empolgadao pra ver o filme. Primeiramente, no esperava nada pois tudo quanto era midia s falava do filme e s queria saber de divulgar spoilers (coisa que s vi 1 trailer). S que nessa ltima semana, t ficando cada vez mais ansioso. Desde tera-feira, o pessoal que pode ir na pr-estria t falando direto do filme sem contar a campanha do “Por que to Srio?!”, que tambm genial. Tenho que encontrar um jeito de olhar esse filme nesse fim de semana ainda.

    Com certeza deve ser um marco divisor de guas do Batman se tratando de audiovisual, no tenho dvidas.

    Abrao.

  • FernaNdo says:

    Putz, LINDO texto, Yabu, t salvo aqui j.

    Sensacional…



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube