Turma da Mônica Jovem - Review e desabafo

Antes de mais nada, cabe aqui uma declaração: eu fiquei MUITO receoso quanto a escrever esse texto. Os motivos são vários: primeiro, porque a figura do Maurício de Sousa é quase imaculada. É difícil criticar alguém tão querido e carismático. Ainda mais somando a isso o segundo motivo, que é a simples, inexorável e inegável verdade de que, mesmo sem ter a menor idéia disso, Maurício de Sousa me inventou.
Bobo de quem achava que minha principal influência quando criei os Combo Rangers eram os mangás. O traço dos personagens, o olhão grande, as cores, as casinhas e cenários simples com árvores e pedras milimetricamente posicionados ao fundo. Tudo chegou pra mim numa caixa do Bairro do Limoeiro, onde coloquei meus gostos e experiências pessoais. Esse conteúdo, moldado pelo tempo, conquistas e decepções do meio do caminho, é guardado hoje como uma herança de valor inestimável.
Estive na presença dele em algumas oportunidades. A primeira foi numa reunião em 2000, na época em que eu trabalhava numa empresa de internet. A idéia seria refazer o site da Turma da Mônica. Fiz uma proposta bacaninha, acho que ele até gostou, mas como você pode ver, até hoje o lance não foi pra frente. Sem ressentimentos, como você bem sabe, fazer sites nunca foi meu sonho. Ele nem deve se lembrar das outras vezes em que nos cruzamos, em feiras, palestras e premiações. Eu também nunca tive a cara de pau de chegar e puxar assunto. Também, falar o que? “E aí? Continua lá com os desenhos? Tá na correria?”
Recentemente, algo que me deixou muito emocionado foi ter sido citado numa história da Turma sobre os quadrinhos no Brasil. Eu nunca liguei pra prêmios, indicações e o diabo a quatro; quando sai matéria sobre mim na imprensa em nem leio, mas sair numa revista da Turma da Mônica foi inesquecível.
Enfim, tem gente que não gosta, que fala mal, que chama ele de monopolista e o escambau. Eu continuo achando Maurício de Sousa o cara, e sempre serei grato pelos anos de diversão que os gibis e filmes da Turma da Mônica me deram. Continuarei escondendo referências aos personagens dele em meus trabalhos. Continurei sendo um fã babão, sem coragem de puxar assunto da próxima vez.
Mas não vou conseguir engolir a “Turma da Mônica Jovem”.
A idéia era ótima, sabe. Eu sou daqueles fãs das antigas que sonhava em saber como a história da Mônica continuaria no futuro. Em algumas edições especiais, deu-se a entender que já havia coisas minimamente pensadas, como um futuro casamento entre a Mônica e o Cebolinha, que daria origem a um filho de 5 fios de cabelo, dentuço e superforte. Esse tipo de brincadeira é saudável, estimula a imaginação e mostra que personagens são coisas vivas, que moram no coração de seus fãs e transcendem seu criador. São como filhos, aos quais você dá o seu melhor e espera que ganhem o mundo.
E não é nada disso que acontece em Turma da Mônica Jovem. A história, que parte da premissa da Turma adolescente não aproveita em nada a essência viva dos personagens. Sim, eles cresceram, como diz a capa, mas viraram o quê? A Mônica está simplesmente irreconhecível, e não é o fato dela ter seios que me incomoda. Mas o fato dela renegar que já foi baixinha, gorducha (felizmente ainda é dentuça), ter usado vestidinho vermelho, o fato dela viver justificando as próprias ações, falando o tempo todo que cresceu, que é mocinha, que é isso, que é aquilo.
Os personagens simplesmente sumiram. Tudo bem o Cebolinha ter cabelo e não falar mais elado. Tudo bem o Cascão tomar banho. Mas o que me entristece é não ver mais aquele garoto sarcástico e genial, com seus planos infalíveis que eram sempre arruinados pelo amigo atrapalhado e com deliciosas falhas de caráter. Cebolinha e Cascão foram condenados à palidez da normalidade. A Magali, coitada. Agora dona de curvas voluptuosas, ela sempre foi o Aquaman da Turma, charmosa, mas meio deslocada. Tire dela o amor por melancias e o que sobra? Melancia nem engorda, poxa.
Mas quem mais sofreu foi a dona da rua. O carisma da Mônica estava no fato dela ser meio rabugenta, grossa e sentar a mão em quem pisasse no seu calo. Eu simplesmente não sei explicar quem é essa Mônica nova. Ela não parece mais a menina mais forte do mundo, mas apenas uma escrava da conveniência dos diálogos e insuportáveis clichês extraídos do que tem de pior nos mangás japoneses. Em meus sonhos mais desvairados eu nunca pensei que o futuro da Turma da Mônica era combater vilões do Japão feudal. Nunca imaginei ver dragões, robôs gigantes, vilões que atacam com ideogramas. A cada página que eles apareciam meu pesar aumentava. A revelação de que os pais da Turma são samurais japoneses (!!!) reencarnados (!!!!!) quase me levou às lágrimas.
Não era pra ter sido assim. Não era. O Louco não era para ser reduzido ao excêntrico professor da turma. O Capitão Feio - agora “Poeira Negra” (?) não devia ser o capacho de uma vilã japonesa, e, por Deus, como o Anjinho não devia ter virado “Céuboy”. Isso nem sequer é um nome!
As possibilidades eram infinitas. Poderíamos ter tido um Tintin brasileiro, um Anos Incríveis em quadrinhos, sei lá, qualquer coisa que retratasse com mais dignidade o futuro dessa Turminha tão amada, nessa fase tão difícil que é a adolescência. Sem as desnecessárias concessões aos mangás, dos quais a Turma nunca dependeu. Sem a insuportável mania de mostrar a adolescência como algo feliz e saltitante, porque não sei se você já percebeu, mas ela simplesmente não é isso! Adolescência é uma merda, tudo bem que é uma época de descobertas, mas precisava ser tudo de uma vez? De onde saiu esse monte de pêlos, em quem eu confio, o que eu sou, por que diabos eu faço tantas perguntas ao invés de simplesmente viver? É claro que adolescente é taxado de idiota, eles andam, se vestem e agem como idiotas porque estão gritando por dentro. São seres complexos e, por incrível que pareça, profundos. Não são, nem de longe, esse disparate sem cores e sem graça que da Turma da Mônica carrega só o nome e dela não é nem sombra.




(52 votos)
on Agosto 18th, 2008 at 8:25 am
amem
on Agosto 18th, 2008 at 10:41 am
hahaha, e eu esperando um review seu. Bem, Yabu, pessoalmente eu e mais um monte de gente gostou da nova empreitada do Maurício. E claro que já vi também comentários de pessoas que não gostaram, mas a base de seus pensamentos eram mais ou menos iguais aos seus: pensaram que a turma iria continuar a mesma coisa de como eram crianças.
Antes mesmo de comprar a revista eu já imaginava que eles seriam um pouco ou mais diferentes de quando eram crianças. Você acha aceitável por exemplo o Cascão sem continuar a tomar banho? É claro que uma ou outra coisa poderia passar, para não queimar o filme do Maurício - como na página 46, com aquele abraço que a Mônica dá no Cebolinha. Por causa daquilo tem gente que já tá pensando em hentai, e eu não gostaria que as aventuras da turma jovem fosse encerrada por causa disso.
on Agosto 18th, 2008 at 11:12 am
Fabio, nem tive coragem de comprar a tal revistinha da turma da monica jovem. Lendo seu post ainda estou na duvida se devo ou nao.
on Agosto 18th, 2008 at 11:28 am
Fábio, realmente cara, como é que uma marca forte como a Turma da Mônica, que também marcou na minha infância, tem um website tão chinfrim… unbelievable!
on Agosto 18th, 2008 at 11:38 am
Concordo em tudo que você disse sobre o Maurício de Sousa no início da matéria. Todo quadrinista (ou quadrinista wannabe, como eu) do Brasil deveria ter ele como inspiração, por todo império que ele construiu em torno de uma HQ, coisa rara em qualquer lugar do mundo, ainda mais em um lugar onde a produção cultural se resume a novelas e programas de auditório como aqui.
Mas, convenhamos, há anos o Maurício não é mais o mesmo. Ele anda conservador demais, moralista até. Não há um gibi da Turma que não tenha historinhas com lições de moral, como “pare de jogar videogame e vá brincar lá fora, amiguinho”. As histórias andam preocupadas demais, pouco espontâneas. E a espontaneidade é essencial quando se escreve crianças, ou, no caso, adolescentes.
Estava com expectativas altas, como você, com relação ao mangá da Mônica. Como você, percebi que Maurício mais uma vez foi conservador e moralista, tanto na história quanto na arte, que não passa de uma cópia do estilo que ele já fazia na Tina.
Uma oportunidade jogada fora. Como diria o Azaghal (com relação ao George Lucas, mas o caso é semelhante), “o cara tá velho.” Ele tem todas as ferramentas, mas suas idéias estão muito ultrapassadas.
Mas eu ainda me espelho nele.
on Agosto 18th, 2008 at 11:42 am
Puxa, eu não li a tal revista e realmente não curto o gênero não-vi-e-não-gostei, mas é difícil dar crédito pra essa Turma da Mônica Jovem. Acho que se eles realmente quisessem atingir os adolescentes, deviam ter feito algo mais parecido com Estranhos no Paraíso, por exemplo. Mas pela sua descrição, Fábio, parece que o negócio foi feito para “adolescentes”, isto é, crianças na idade de serem crianças mas que se comportam como pseudo-adolescentes.
Ótimo post.
Abs.
on Agosto 18th, 2008 at 12:04 pm
putz yabu.. vc escreveu exatamente o que eu achei dessa nova monica… mas acho que é uma febrinha isso ne? assim como fizeram isso com a monica, tb com as meninas super poderosas… aiai.. enfim… vamos ver o que vai ser…
abraços
on Agosto 18th, 2008 at 12:22 pm
In Yabu we trust!
on Agosto 18th, 2008 at 1:32 pm
Yabu,
Não tem o que tirar nem pôr quanto aos comentários sobre a pessoa do Maurício. Sobre a nova revista: sim, é cheia de clichês - mas até que, para quem está traçando novos caminhos, a quantidade é tolerável (vamos esquecer o “Céuboy” por um minuto
).
E concordo com você que não é a melhor maneira de mostrar o futuro da Turma da Mônica. Mas, de boa, não acho que a intenção principal seja essa. A idéia é clara: mostrar uma *versão* da Turma da Mônica que seja palatável para a nova geração.
Posicioná-la alguns anos no futuro garante massa crítica de leitores para o início - dali pra frente é a qualidade que vai pesar, mas já evita que a revista morra no fatídico número três, como tantas outras no nosso mercado editorial - que você conhece como poucos.
Eu também cresci com Turma da Mônica, assim como muita gente antes de mim. Mas isso não dá a eles qualquer status atemporal - ninguém garante que a molecada de amanhã vai curtir.
Acho que é essa consideração que faz o Maurício experimentar, e é *nisso* que eu vejo o maior crédito: pra ele, era muito mais jogo simplesmente desencanar e continuar na fórmula consagrada.
Dizer que “o cara está velho” simplesmente porque ele experimentou algo e não necessariamente ficou genial? Ora, parar de experimentar é que é ficar velho…
on Agosto 18th, 2008 at 1:54 pm
Achei muito bacana a tua crítica. Foi muito respeitosa e retratou o desapontamento de um fã. Morte ao Homo-cordialis!
on Agosto 18th, 2008 at 2:38 pm
Maurício de Souza nem deve escrever mais nada
deve mandar outros fazerem isso…
… e será que um hentai é disso é pedir demais?
on Agosto 18th, 2008 at 2:41 pm
“A revelação de que os pais da Turma são samurais japoneses (!!!) reencarnados (!!!!!)”
O_O
Da onde saiu isso?
Eu li um scan da edição 0, e não tinha nada disso…
Cara, se você não estiver brincando, e tiver mesmo isso nessa revista, o Mauricio perder todo o meu respeito…
Era divertido quando era nas histórias alternativas da turma, mas transformar a Turma da Mônica em uma edição do Jiyraia é imperdoavel.
O que o medo de perder mercado não faz à um homem.
Shame on you, Maurício.
on Agosto 18th, 2008 at 2:55 pm
Cara, falou tudo. Eu esperava uma história tipo “anos incríveis” com uma pitada de “friends”. O problema foi transformar a turma num pastiche de “guerreiras mágicas de rayearth” com direito a poses de batalha e golpes com nomes gritados. Aí ferrou……
on Agosto 18th, 2008 at 3:06 pm
Putz, o Cascão toma banho?
Traiu o movimento…
on Agosto 18th, 2008 at 3:14 pm
a revista tem umas sacadas muito legais, mas a história dos samurais na verdade é que os pais deles, foram escolhidos como portadores do avatar desses tais samurais…
eles tentaram fazer a coisa no estilo busca pelo tesouro, me senti lendo uma mistureba de Love Hina, Naruto, Dragon Ball e Fly…
on Agosto 18th, 2008 at 3:16 pm
Minha nossa… Eu ainda tinha alguma esperança com relação à “Turma da Monica Jovem”, mas depois de ficar sabendo desse festival de “clichês de mangá” eu fiquei chocada.
Eu só cheguei a ver a edição “0″
Uma hora tenho que pegar pra conferir a história completa com meus próprios olhos.
on Agosto 18th, 2008 at 3:51 pm
Hum… Eu comprei a primeira edição, mas não tive coragem de fazer um review, pois tive medo de ser injusto.
Eu consigo ler turma da Mônica (clássica) nos dias de hoje porque cresci lendo as histórias da turma. Então fica fácil ligar o f*da-se e se divertir com aqueles gibis.
Mas a turma da Mônica jovem não é um gibi feito para mim. Aumentaram um pouco o faixa etária do público alvo, mas no fim, ainda é feito para crianças. Então, vou me abster de fazer comentários mais duros.
Acho que só o tempo (E o público alvo certo, seja lá qual ele seja) conseguirão dizer se o “mangá” é bom, ou se pelo menos continuará nas bancas por algum tempo.
on Agosto 18th, 2008 at 4:40 pm
Bomba editorial?
Pode até ser, mas dizer desde já que a série não vai vingar já é um pouco de exagero.
Como tantas outras séries, esta está apenas no começo (o que dá ainda um pouco de espaço para futuras melhorias e modificações).
Ele está experimentando coisas novas?
Sim, e não há problema algum nisso. Até mesmo Allan Moore já teve seus fiascos e isso nunca o desmereceu.
Meurício merece um voto de confiança, e provavelmente o receberá de seus leitores fiéis (culpada). Dizer que ele está velho é um tanto precipitado…
Muitos moralismos?
Sim, muitos, até eu tenho de admitir isso. Fico feliz, porém, por saber que ele se preocupa com as crianças de hoje (que só pensam em ganhar, ganhar, ganhar), embora não tenha adquirido este costume antes e tenha introduzido este tipo de conceito em suas histórias de maneira mais sutil e bem trabalhada.
Poucos autores conseguem tão competentemente se utilizar de argumentos moralistas sem tornar seu trabalho um artigo de panfletagem. Mauricio está se aventurando nesse caminho, mas ainda está aprendendo, e isso já é algo que faz aumentar minha admiração.
Acho que podemos esperar algo bom dessa aposta audaciosa. Todo mundo trapeça no caminho, só é preciso um pouco mais de paciencia e boa vontade do público (alvo [ainda indeterminado na opinião de alguns]).
*Não li ainda, mas pretendo esperar o motor esquentar e o enredo deslanchar. Vou ficar na torcida por uma virada.*
on Agosto 18th, 2008 at 6:36 pm
pelo que entendi das críticas negativas, o povo não gostou mesmo é da história. se for isso, espere então que a “saga” das 4 dimensões acabe e espere o Maurício começar com “smalhaçãoville no paraíso musical”
on Agosto 18th, 2008 at 9:08 pm
Olhem, adultos, vão por mim. EU sou teoricamente o público-alvo dessa joça e afirmo:
1. Tem que ser MUITO nerd pra gostar disso. e olha que eu nem vejo pelo lado de ser ‘Turma da Mônica’ ou ‘mangá’, eu acho os dois maior legal
2. Acho que a idade máxima de alguém que vá gostar disso é lá pelos onze ou doze. E que queiram crescer rápido. asco dessa galerinha.
3. Não precisava ter FUDIDO e colocado o nome do Anjinho de Céuboy.
É isso que rola, sim, na mente de um cara que está sob a mira dessa ação comercial. Não venham falar que eu estou errado, seus adeptos do realismo! Se eu pensei, é porque É ISSO AE. Na verdade, à vocês eu tenho apenas uma coisa a falar : Ide embora para outro canto da internet que então meu nominalismo lhes perdoará!!
on Agosto 18th, 2008 at 10:01 pm
Na minha opinião, como esse projeto é novo, os roteiristas que estão experimenatndo essa nova linguagem exageraram bastante na história e perderam o fio da meada, o primeiro capitulo foi mais na linha do número 0 e não foi ruim, a partir do capitulo 2, com a entrada do Capitão Feio na história a coisa seguiu por um caminho cheio de clichês de mangás e isso continuará até pelo menos a 4ª ou 5ª edição quando se encerrará esse arco inicial da revista. Não acho que as histórias da Turma da Monica Joivem seguirão sempre nesta linha absurda e fantasiosa, acredito que isso será dosado e será feita uma alternância de estilos, ou seja, quem garante que o próximo arco não será uma história mais realista mostrando o dia a dia deles como adolescentes e seu relacionamento com seus amigos, família e as dúvidas dessa fase da vida? Dou crédito ao Maurício, não acho que no próximo arco ele escreverá um roteiro igual ao dessas 4 Dimensões Mágicas. Resumindo acho ainda muito cedo para condenar ou aprovar essa Turma da Monica Jovem, que já é um sucesso de vendas mesmo com esse exagero da primeira fase da revista.
on Agosto 18th, 2008 at 10:37 pm
Humildemente faço minhas as suas palavras, Yabu. Sou mega-fã da Turma e esperava bastante desse novo enfoque. Os clichês e o traço de mangá (do qual eu pessoalmente não sou muito fã), até tava dando pra aceitar. Mas a tal reencarnação de samurais (ou avatares, um grande whatever pra isso) não dá. Parece que pegaram uma historinha genérica de mangá e enfiaram o povo do Limoeiro de personagens. Na verdade a única coisa que me animou (e que eu só descobri aqui lendo os comments) é que o pior foi a história, e a história um dia termina. Aí quem sabe melhora. Fingers crossed…
on Agosto 19th, 2008 at 1:31 am
Concordo com tudo que foi dito por você Yabu, e completo falando sobre o envolvimento dos pais da turminha na trama - WHAT A FUCK WAS THAT?
Falo da no 1, obviamente .. que diabos é essa edição 0?
on Agosto 19th, 2008 at 2:41 am
Yabu.. vc nunca pensou em ver isso como uma satira a todos esses mangas japoneses cliches???
Como sempre, quem entende Turma da Monica percebe que sempre ha uma dose de sarcasmo e satira em relação a alguma coisa qualquer… eu acho que, se percebemos bem, isso que ele está colocando em Turma da Monica Jovem é uma satira de todos esses mangas cliches sim!!!!
e tenho dito
on Agosto 19th, 2008 at 9:58 am
Hum, eu achei esse ponto de vista da garota Otaku bem pertinente…
on Agosto 19th, 2008 at 10:48 am
Também não gostei desse Turma da Mônica Jovem, sim li a edição numero 1 só porque recebi ela grátis com a assinatura, mas a história está muito forçada, tem a coisa sem nexo que é o anjinho crescer o que desmente todas as histórias que diz que os anjos nunca crescem e o gibizinho especial do anjinho de 1991 q conta a história do anjinho desde a época do nascimento de jesus, sem contar a queda da personalidade de todos, e a Mônica dizendo que está grande demais para usar o coelhinho (como se fosse melhor deixar os vilões numa boa só por causa de um orgulho inutil de mocinha crescida). também não fiquei nada contente com esta nova edição, tanto que domingo na bienal levei meu livro com as tiras clássicas para o senhor mauricio autografar e também levei este exemplar do jovem para ele dar uma assinatura só,assim daqui há uns anos pelo menos posso vende-lo mais caro
on Agosto 19th, 2008 at 12:23 pm
amém. [2]
estragaram a historinha mais legal do mundo com mensagenzinhas politicamente corretas e um cebolinha que nem fala errado. =/
on Agosto 19th, 2008 at 12:56 pm
Ah olha, francamente… é muito chato essa coisa de “eles nunca podem mudar, porque fizeram minha infância, porque são clássicos blá blá blá”.
O mangá é muito chato, a história é porca, os personagens não são carismáticos, são forçados, e tudo o mais. Mas não porque não é a Mônica que você imaginou sozinho no seu quarto, e sim porque é mal-feito e pronto.
A iniciativa é arrojada, moderna. Eu me sinto muito orgulhoso (enquanto fã) de saber que a Mônica está trilhando os passos que a Disney já trilhou milharesde vezes. Eu nunca vi ninguem reclamar que o Mickey não tem sobrinhos em Fantasia. Nunca vi ninguém falar que é um pecado o que fizeram com o Donald naquele gibi bacanudo do SuperPato que se passava no futuro (muito bem aceito pela crítica). Mas se os pais da turminha são guardiões sei-lá-do-que numa outra versão da turma, aí pronto. Sacrilégio.
Pra mim, esse mangá prova que a Mônica está aí, e não engessada na cabeça de meia-dúzia de trintões. Acho isso muito bom. Se der errado, se não vender, se a história for ruim, pronto, pára de produzir e outro dia tenta de novo, com outra abordagem e tal.
Eu concordo que é um mangá bem ruim, mas por motivos diferentes dos seus.
Esse chorôrô nortálgico não ajuda em nada.
on Agosto 19th, 2008 at 1:03 pm
Como essa coisa que o Guilherme comentou aí, que o Anjinho cresceu e isso desmente não sei que história de 1991… meu deus. Não é a cronologia da DC.
O Anjinho pra mim não virou o Céuboy. Mas na Turma Jovem virou. O Lostinho também desmente muito coisa…
on Agosto 19th, 2008 at 1:05 pm
UEEEEPAAAAAA!!
UEEEEPAAAAAAAAAAAAA!!
TRINTÃO NÃO, HEIN??? TRINTÃO NÃO!!!
AINDA TENHO MAIS 1 ANO NA CASA DOS VINTE! ;P
DEPOIS, MAIS UNS DOIS OU TRÊS ATÉ ASSUMIR!!!
on Agosto 19th, 2008 at 2:03 pm
hahahahaha desculpa aí!
;D
on Agosto 19th, 2008 at 3:04 pm
Yabu, concordo com vc. Eu ainda não li mas todos os sentimentos em torno deste projeot(de medo e provável repulsa) constataram-se reais com sua argumentação.
Quando vc diz que a Turma da Mônica perdeu a oportunidade de ser o nosso “Anos Incríveis”, é que realmente me dói. Pq eu sempre quis ver isso, o amor florecer, as dúvidas, novos prazeres e hobbys. Coisa que alias era até retratada com os personagens mais velhos.
Eu compartilho da sua fé e respeito no Maurício. Eu tb sou grato pelos anos de planos infalíveis e da filosofia deliciosa destilada por um tiranossauro verde comedor de alfaces. Mas há de convir que a Turma da Mônica (pequenos mesmo) já não eram mais os mesmos a um bom tempo. Culpa do autor ou culpa da demanda cada vez menos preocupada com qualidade e personalidade?
Bom, pelo menos, nos autos dos meus 30 anos eu tenho propriedade de dizer que na nossa época de moleques, tudo parecia ser mais bem feito.
Alias, se me permite, seus livros me permitem expor essa qualidade a nova geração, a minha pelo menos.
Valeu!
on Agosto 19th, 2008 at 3:08 pm
Sério??? achei q ia ser mó legal a nova Turma da Mônica. Mas blz… nda vai trocar os bons tempos da Turma criança
on Agosto 19th, 2008 at 4:43 pm
Bem… Alguma dessas mudanças já estavam previstas quando soubemos da Turma da Mônica Jovem. Ainda assim, eu realmente queria ler/acompanhar (embora só tenha folheado a edição 0) o novo trabalho do Maurício de Sousa.
Sabíamos, por exemplo, que certos aspectos da personalidade dos personagens se perderiam: A Mônica havia crescido; mesmo se não tivesse, Cebolinha, seu namorado, não a incomodaria muito mais chamando-a de baixinha e gordinha; mesmo se o fizesse, não seria mais com tanta convicção, e nem com o Cascão seria seu pau-mandado; Mesmo se fosse, ele iria tomar banho. A Magali, então, não poderia comer tanto quanto antes: ela é teen agora.
No entanto, alguns traços não deveriam ser perdidos, principalmente considerando que os personagens eram os mesmos. Ok, eles cresceram e amadureceram, mas precisavam se perder no caminho?
Ainda assim, eu iria acompanhar. É um trabalho novo, é preciso de tempo para me acostumar. Mas após ler esse post, preciso repensar muito se vou ler:
- Céuboy? Wtf?
- Pais samurais? Wtf?
- Magali não gosta de melancia? Wtf?
- Céuboy? WTF?
- Cebolinha não faz mais planos maléficos? Wtf?
- Lutas contra vilões e monstros? Wtf?
- E, principalmente… Céuboy??? WTF?
Bem, eu vou pelo menos ler a primeira edição e tirar minhas próprias conclusões. Ainda assim, minha primeira impressão não foi boa; espero que a segunda não seja do mesmo jeito
on Agosto 19th, 2008 at 4:47 pm
E eu que achava que a parte adolescente da Turma eram a Tina e o Rolo…
on Agosto 19th, 2008 at 4:48 pm
Eu li esse número 1 e como foi dito por alguns, eu acho que nesse primeiro arco da Turma da Monica Jovem a intenção foi satirizar os mangás, pois os próprios protagonistas em vários momentos tiram sarro do estilo brincando com os clichês da história. Pela imagem que mostraram do número 2 o roteiro será no estilo daquele mangá nacional que há alguns anos atrás, foi um relativo sucesso de vendas, alguém lembra do Holy Avenger?
Outra coisa o roteirista da Turma da Monica Jovem, Fernando Teixeira, disse na comunidade do da Turma da Monica no Orkut, que esse primeiro arco se estenderá até o número 4, depois disso iniciará outra história, só espero que dessa vez seja algo mais realista, fantasia é legal de vez em quando mais em excesso, como nesse primeiro arco, acaba estragando uma boa idéia. Com relação ao Céuboy, o próprio roteirista comentou que foi uma brincadeira com Hellboy.
on Agosto 19th, 2008 at 4:53 pm
Esqueci de comentar outra coisa, o próprio roteirista nesta mesma comunidade da Turma da Monica, respondendo ao ser indagado sobre essa história dos pais samurais, ele disse que isso será esclarecido lá pelo número 3 do Mangá. Só espero que a explicação seja no minímo inteligente, caso contrário a impressaõ de forçasão de barra só piorará.
on Agosto 19th, 2008 at 5:04 pm
Quando roteirista tem que ir se explicar no orkut, é pq algo fede…
on Agosto 19th, 2008 at 5:27 pm
A revista esta vendendo bem, então neste aspecto não há problemas, para mim, o que a Mauricio de Sousa Produções esta fazendo é sondar as pesoas que leram o mangá para ver o que estão achando dessa nova empreitada, o que siganifica que eles ainda não estão muito seguros sobre que caminho seguir na revista, se a intenção for a de melhorar a publicação é lovável da parte deles, num texto no número 1 o próprio Maurício diz:
“Naturalmente se avolumam comentários pro sim e pro não, mas vale experimentar uma sensação nova, até mesmo perigosa, mas inédita e desafiadora nesta nova série. Em alguns pontos da criação ainda estaremos tateando na das histórias, temas, posicionamentso dos personagens, mensagens…”
Se entendi bem o texto, os próprios roteiristas e criadores da Turma da Mônica Jovem estão em dúvida e inseguros sobre que caminho seguir nesta empreitada. Será que devemos dar um voto de confiança para eles?
Oura coisa que notei, isso muita gente vai achar estranho, em muitas comunidades da Turma da Monica, os membros estão gostando e elogiando essa nova série mesmo com todos esses furos no roteiro, eu mesmo gostei do nímero 1 e não disminto isso.
on Agosto 19th, 2008 at 6:10 pm
Corrigindo,o roteirista que faz parte da comunidade da Turma da Monica chama-se Flávio Teixeira de Jesus e o roteiro desse 1º número da Turma da Monica Joem foi do Mauricio de Sousa em parceria com esse cara, basta ler a ficha técnica no final da revista.
on Agosto 19th, 2008 at 9:40 pm
O Maurício deu um passo importante na direção de salvar sua valiosa franquia, já que quadrinhos infantis estão em decadência no mundo todo, nada mais lógico que tranformar a Mônica para o público adolescente global (Panini=Europa=mundo). Acho que nos próximos meses veremos uma melhora enorme na qualidade do universo da Mônica Jovem, pois a série nasceu boa mas pode ser melhorada e ajustada para algo excelente.
Bye,
Alex Nautilus
http://ww.hqx.com.br
on Agosto 19th, 2008 at 9:54 pm
SÁTIRA, povo!!!! SATIRA!!!!!! Acho que vcs não reconheceriam uma sátira nem se ela aparecesse pelada na frente de vcs! São todos uns velhacos amargurados que acham que tudo tem que continuar a mesma coisa de antes……mas a verdade não é essa, a inovação é sempre boa, e eu achei a idéia do Mauricio fantastica…… qual é … isso é estagnar no tempo… e estagnação é coisa de velho armagurado……… ponto final, e tenho dito…
on Agosto 19th, 2008 at 10:22 pm
Foi exatamente o que eu disse, se encararmos esse lançamento com uma sátira aos Mangás, o resultado ficou muito bom, caso contrário passa-se a impressão que os criadores da revista, se empolgaram demais com o estilo e no meio do caminho perderam o rumo. Aposto mais na primeira opção. Tomara que esteja certo.
on Agosto 19th, 2008 at 11:33 pm
q isso! não deu pra ler todos esses comentários não…eu hein!!! mas:
…em quem eu confio, o que eu sou, por que diabos eu faço tantas perguntas ao invés de simplesmente viver?
por isso que eu te adoro!!! =)
um beijão para você Tiozão
on Agosto 20th, 2008 at 1:08 am
Acabei de me dar conta do que me incomoda tanto na Turma da Mônica Jovem: a arte.
Eles anunciaram como estilo mangá, mas a arte a a narrativa são EXTAMENTE as mesmas de qualquer gibi da mônica normal (especialmente as histórias da Tina), com a única diferença de colocarem olhinhos de mangá, muito mal feitos, por sinal, no desenho.
Se é pra fazer um negócio diferente, faz um negócio diferente de verdade! Tem um milhão de artistas de mangá em São Paulo, pega um desses e põe pra fazer ao invés de colocar alguém pra desenhar igualzinho e só mudar o olho.
on Agosto 20th, 2008 at 1:59 am
Engraçado você falar de influências no desenho…
Sempre teorizei que TODO brasileiro que desenha (até uma certa idade, lógico), não interessa se mangá, HQ ou até hentai, teve alguma influência (às vezes maior, às vezes menor) da Turma da Mônica, e ouso chutar que a maioria começou tentando desenhar os personagens… ainda lembro o desafio que era fazer o cabelo da Mônica com ela em meio perfil, já que aos 6 ou 7 anos geralmente não se sabe nada sobre perspectiva… =)
on Agosto 20th, 2008 at 3:33 am
Só li o numero 0 até agora, então não vou comentar sobre a história em si, mas vou rebater a crítica de que a arte e a narrativa são idênticas.
Oras, como pode-se dizer que revistas inteiras no mais puro estilo “tirinha de jornal” com personagens praticamente em SD são idênticas à diagramação dinâmica, quadrinhos de diferentes tamanhos, fundos muito bem trabalhados, com texturas, sombras, cenários bem mais realistas do que os antigos, que eram incrivelmente simples, rpaticamente retratando o típico desenho que as crianças fazem no pré!!! O estilo mangá, claro não ia ser igual ao da Naoko Takeuchi ou Masamune Shirow e NEM DEVERIA!!! O que vmeos é uma inovação, a releitura de um estilo hoje itnernacional com uma subjetividade própria dos estúdios maurício de souza!!
O enredo pode estar devendo por enquanto, mas a arte, sinto muito, é muito superior a qqr combo ranger feito no paint brush que eu já tenha visto desde os tempos em que eram apenas publicados num filminho flash num site qqr.
Lamentável que alguém que se auto-intitule fã de carteirinha do Maurício de Souza o critique por uma empreitada tão corajosa e inovadora como enfrentar sua própria imagem perante o público em favor do novo. Para quem está defendendo a bandeira do “ah ele se vendeu ao mercado”… ACORDA!!! Se vc quiser ser alguém no ramo do entreterimento regido pelo capitalismo consumista, vc tem que seguir a tendência do mercado… Ou seria melhor vender revistas “alternativas” para um micro-público e morrer de fome? Se não fosse Paulo Coelho com sua modinha zen, o mangá jamais teria inundado nossas bancas de poucos anos pra cá!! E Combo rangers seria apenas mais um site perdido na itnernet… divulgado por poucos fãs em eventos como o extinto Mangácon em um beco qqr do bairro da Liberdade…
on Agosto 20th, 2008 at 11:59 am
Eu ainda nao tive a oportunidade de ler Turma da Mônica Jovem, mas pelo o que eu tenho visto na net, o Senhor Mauricio errou a mão dessa vez.
on Agosto 20th, 2008 at 1:07 pm
Acabei de ler a primeira edição, e já que todo mundo virou critico eu vou dar a minha opinião também.
A edição 0 foi melhor que a edição 1. Quando eu li a edição 0 eu já imaginei umas histórias (pelo menos a do Cebolinha, que é a personagem que eu mais gosto), tipo ele e o Cascão aprontando alguma coisa na aula e tendo que ficar na escola no mesmo dia que ele marcou de sair alguma menina. O que ele faria? Faria um plano pra sair de lá no melhor estilo Michael Scofield!!! Ou então, fazer o “Cebola” furar os encontros da Mônica com os “Robertinhos” que aparecem. Acho que dava pra fazer umas histórias nesse estilo, assim não mudava tanto o jeito da turma, só mudaria as motivações.
A edição 1, tava até legal, eles mudaram algumas coisas interessantes, por exemplo: Não dá pra ficar chamando a Mônica de baixinha, gorducha e dentuça e então eles fizeram a Mônica bater no Cebolinha quando ele “seca” ela. Mas, quando apareceu o Poeira Negra começou a feder… Aquilo ali não era mais Turma da Mônica, não tem mais o que falar.
Outra coisa que me incomodou e acho que pode até ser um problema pra a TdMJ, as histórias não acabam na mesma revista! Putz, isso é muito ruim. O legal da TdM tradicional é que vc podia comprar um revista de 2 em 2 anos que não teria problema! Mesmo as histórias com mais de uma parte acabavam na mesma revista, essa história de 4 edições pra completar a saga não rola, a revista é cara. Eu mesmo se for comprar de novo é só qnd essa saga acabar. Ainda tenho fé neles.
PS: Poeira negra dá pra entender, o Céuboy também, principalmente por causa da brincadeira com o Hellboy, mas O LOUCO COMO PROFESSOR NÃO DÁ!!! ISSO É IMPERDOÁVEL!!!!!
on Agosto 20th, 2008 at 2:33 pm
cara, é isso aí! o problema não é o cebolinha deixar de falar elado ou o cascão tomar banho, mas a perda da personalidade da turminha, o grande problema.
não li (ainda) a revista, mas vejo que posso esperar algo do tipo “vergonha alheia” lendo esse mix bizarro de mangás de todo tipo.
o mais bacana na turma da mônica era a originalidade. não existe, no mundo, coisa parecida com a turma da mônica. mas hoje em dia, tudo é facilmente jogado fora pelo dinheiro.
não que os gibis “normais” vão deixar de ser publicados. mas há tempos que perderam a graça. infelizmente =(
on Agosto 20th, 2008 at 3:46 pm
Bom, eu tenho 14 anos e acho que, como as revistas são direcionadas para o público jovem/infantil principalmente, a opinião infantil e juvenil é a que mais importa.
Coleciono as revistas da turminha desde que aprendi a ler (e aliás, aprendi com elas), e sempre adorei, mas com o tempo eu fui crescendo e as atitudes da Mônica foram me parecendo infantis e sem graça, eu não achava mais tão hilário o Cebolinha levar coelhada e o Cascão brigar pra não tomar banho, comecei a achar fantasioso de mais a Magali engolir uma melancia inteira… Para os adultos é mais fácil adimirar o lado criança da turma, mas eu como uma adolescente já não gosto muito disso, bem como a maioria dos meus amigos.
Estavamos procurando o nosso espaço nos quadrinhos agora, a minha classe do colégio foi à loucura quando ficamos sabendo, vai ser o máximo se a Mônica e o Cebolinha formarem um belo casal, e as coisas vividas por eles podem ser experiêncicias vividas por nós também, que poderão ajudar com as dúvidas, fora que sempre é bom encontrar alguém na mesma situação que você, mesmo que seja na fantasia.
Além do que, as revistas antigas não vão parar de ser fabricadas…
Amei a nova idéia e vou comprar as revistas independente do preço, foi muito bom pensarem nos adolescentes dessa vez!
on Agosto 20th, 2008 at 6:41 pm
Ah… Se fosse sátira…
Ah, se o estúdio do Maurício deixasse os roteiristas trabalharem sossegados… Seria tão bom… E se o estúdio soubesse o que é um estrutura básica de mangá também…
ó mai gódi, bichin!
on Agosto 20th, 2008 at 7:30 pm
Gabriela, deu pra perceber que vc não leu a revista ainda. Garanto que a Magali comer uma melancia inteira é bem menos fantasioso do que aconteceu nessa nova revista.
A idéia é boa, só acho que foi mal aproveitada.
on Agosto 20th, 2008 at 9:25 pm
Podemos criticar esse lançamento ams a verade é uam só, em todas as principais comunidades da Turma da Monica no Orkut, o resulatdo é um só, a maioria das pessoas que leu a revista em, não importando a faixa etária gostou e aprovou essa publicação, mesmo com todos esses problemas que aparecem na edição 1. O que levanta a pergunta? Será que as pessoas que condenam essa publicação sabem mais que uma grande parcela dos fãs da Turma da Monica que aprovaram a Turma da Monica Jovem? Pensem nisso.
on Agosto 20th, 2008 at 10:09 pm
bom. Eu cresci lendo turma da mônica, já tive minha fase de “sou a Magali” (minha melhor amiga era a Mônica). E eu sempre quis ver o que tinha acontecido com eles quando eles cresceram, daí eu comprei a revista. E eu concordo plenamente com isso, de que eles perderam muito, senão tudo do brilho, da personalidade deles.
eu gosto de alguns mangás, e REALMENTE é um clichê atrás do outro, mas tão ruim que acaba ficando engraçado. É sem-noção. E não acho que vá atingir o público adolescente (eu sou uma, oi.) enquanto eles não fizerem uma coisa mais próxima de nós, da realidade, ao invés de ficarem “parodizando” os grandes cliclhês dos mangás e inventarem histórias mágicas. Senão vira aquela coisa que você compra por que tem esperança de que fique melhor, por pura nostalgia ou por que é TÃO, MAS TÃO RUIM que fica bom por que é engraçado mesmo.
on Agosto 20th, 2008 at 11:01 pm
Em tempo, não pensem que essas pessoas que aprovaram a Turma da Monica Jovem concordam 100% com os clichês da revista, eles gostaram da publicação, vão continuar comprando mas tem massa crítica, ou seja gostaram da história mas não esquecem seus problemas, na visão deles as qualidades do mangá superam seus defeitos. E acreditam que com o tempo a tendência é melhorar a história. Eu também faço parte desse grupo e digo sempre que dêem uma chance a revista, o Mauricio de Sousa sempre soube o que fazer e não será diferente com essa publicação.
on Agosto 21st, 2008 at 2:21 pm
Concordo com quem diz que o numero 0 e o primeiro capitulo da revista tem um put@ potencial. O foda é o lance “guerreiras mágicas”. Pareceu pastiche barato. Só isso.
E de boa, nem como sátira essa ultima parte compensa.
Mas os desenhos são lindos, e afinal, vamos torcer pra que a reviste acabe “se encontrando” conforme for avançando.
on Agosto 21st, 2008 at 3:08 pm
Parece que muita gente achou o mesmo porque, no Anime Friends, quatro dias depois da entrevista dele, ainda estavam desesperados tentando se livrar de todas essas revistinhas. Eu peguei umas 15. Viva o papel-higiênico da Turma da Mônica..\o/
on Agosto 21st, 2008 at 5:25 pm
Agora não dá para se mudar abruptamente o rumo da história, pois essa Saga das 4 Dimensões Mágicas se estenderá até o número 4, até lá continuaremos nesta narrativa fantasiosa, o que pode ser feito é diminuir os clichês dos mangás e tentar dar uma arumada nas personalidades dos personagens, o problema é como isso pode ser feito já que no número 2 eles irão parar num mundo de RPG onde a fantasia se faz presente com muita força.
É bom lembrar que cada um deles mudará fisicamente no mundo Medieval, inclusive se tornado uma raça diferente da humana, vejam o caso da Mônica, ela se tornará uma Elfa, enquanto estiver nesta dimensão, basta ver a chamada para o 2º volume para comprovar esse fato. Como trabalhar algo assim sem cair em clichês e que tipo de personalidade ela devia ter para não perder a credibilidade e ainda sim, corrigir os erros do primeiro volume?
on Agosto 21st, 2008 at 8:07 pm
Eu achei demaaaaaaaaaaaaaaais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Está muito fofo, e eu não sei o que vocês estão vendo de errado, se vocês não gostaram, deixe sua opinião para vocês, pois o Maurício ainda vai continuar a publicar as revistas deles com 6 anos de idade!!!!
Se vocês não gostam da Turma da Mônica Jovem, e recebem elas por assinatura de graça, doem elas para gente que tem bom gosto e goste da Turma da Mônica Jovem!! Ò.Ó
E não venham brigar comigo e dizer que eu sou doida, que não devia gostar dessa nova edição, porque eu nunca vou mudar de opinião, essa revista tá demais, vai ser como sempre foi e agora estará com muito mais humor, suspense e fofura que só a Turma da Mõnica sabe dar!!!! SEUS LOUCOS!!!
on Agosto 22nd, 2008 at 2:56 am
Eita, gostei do desabafo!
Eu, particularmente, gostei da nova versão, apesar de ter achado certas coisas muito estranhas ou até mesmo, ridículas…
“Céuboy” foi o pior! xDDD Ficou bem brega xD
Mas, sei lá, isso vai de cada um…
É que eu nunca fui muito fascinado pela Turma da Mônica original (não me batam por dizer isso)… E fiquei empolgado em saber que haveria uma versão no estilo mangá…
Porém, realmente, tinha coisas que não deveriam ter mudado tão radicalmente…
E adorei sua definição da adolescência *passando por essa fase agora*… É mesmo um monte de coisa de uma só vez @-@
Bem… Então, só nos resta ver no que vai dar tudo isso…
on Agosto 22nd, 2008 at 7:42 am
Nossa senhora.
Nestes comentários há opiniões que estão me fazendo desacreditar (mais ainda) no senso crítico das pessoas, quiçá a humanidade.
Vou jogar a real, quando li a primeira edição da primeira vez, eu não gostei, achei ridículo, mas já fiquei meio que duvidando da minha opinião. Oras, afinal, eu sempre fui fã da turminha, eles marcaram minha infância, e o fato de eu não gostar pode ser simplesmente recalque de velho.
Afinal, ser muito fã das coisas pode foder perigosamente teu senso crítico. “Fã chato” chega a ser pleonasmo.
Mas lendo de novo, lendo várias vezes sempre que tive a oportunidade, lendo com atenção e direitinho, eu posso confirmar minha opinião: Turma da Mônica Jovem é uma decepção pros que acompanhavam a turminha desde muito tempo e um insulto à inteligência dos jovens, pré-adolescente ou quem quer que seja o público-alvo disso. E pro meu alívio, não tem nada a ver com a minha nostalgia. =D
E, oras, vamos lá, é óbvio que vai vender e está vendendo muito. É de Turma da Mônica que estamos falando. Mas milhões de moscas rodeando sem parar não justifica endossar a merda, certo?
Claro, como muita gente, eu espero que melhore. Eu QUERO que algo de qualidade surja nas bancas PRA TODOS e não seja a edição de luxo do gibizinho famoso estrangeiro aquele ou o fanzine em papel caro que só a elite compra, o Brasil meio que agoniza por isso faz tempo. Mas, como isso depende tão e somente do público, não vai.
Oras, a otakaiada já tá elogiando em peso! TI KAWAII! ^_^
on Agosto 22nd, 2008 at 8:39 am
opa, peraí! “se vocês não gostaram, deixe sua opinição pra vocês”? não, não, não! todo mundo tem o direito de criticar, tal como você tem o direito de gostar =D.
o problema na crítica é quando ela não é nada construtiva. e, convenhamos, a crítica do yabu é de altíssimo nível, muito construtiva. o que não siginifica que qualquer pessoa precise concordar…
on Agosto 22nd, 2008 at 2:46 pm
I believe in Fábio Yabu, e essa revista não comprarei! x)
on Agosto 22nd, 2008 at 7:19 pm
Megastores e revistarias grandes existem para leitores sem grana no bolso lerem de tudo.
Li várias vezes. Nem comprei e ainda acho que podia me rolar um reembolso. =x
on Agosto 23rd, 2008 at 7:32 pm
Yabu, li sua crítica e adorei. Fiquei felicíssimo de descobrir alguém com mais de dezoito anos que enxergasse a “turminha” além de suas características físicas superficiais.
Fui, então, procurar a revista. Li, e me decepcionei. Com a crítica.
Yabu, você é o cara, mas me parece que foi com quilos de má vontade. Fora toda essa coisa de fã que quer que tudo se mantenha, achei bem interessante e até ousado.
É ou não é jovem ficar se auto-intitulando a todo tempo? Achei ótimo o anjo chamado anjinho (tipo o astronauta chamado astronauta, a raposa chamada raposão etc) se autonomear Céuboy. Claro que é bizarro! É tipo mamãe quero ser super-herói, mas sou o ajudante do figurante.
Cascão falar que Poeira Negra é mais “comercial” rs.
A adolescência não é um mar de rosas, mas também não precisa ser algo ruim a toda hora. Pode ser bacana, pô. Cebolinha está lá, às voltas com as meninas. Cascão é o winner que sempre foi, ora vamos, o cara não tomava banho e tinha uma pá de amigos. Se esse cara não é chuta-bundas, não sei quem é.
E Magali é mais do que você falou, vai. Sempre dando uma de psicóloga, meiga, delicada, é a feminina do grupo. Mônica é sensível, Magali é dramática. Mas basta pintar uma comida e ela esquece tudo e vira um monstro aproveitador e egoísta.
Você já deve ter lido Love Hina. Acho que é por aí, misturado com essa coisa do Maurício (ou de quem trabalha pra ele). Queria o quê? Que Cebola ficasse maquinando por quadrinho como se livrar da dentuça? Alô, cara, uma pá de modelo era bizarra. Ele nem sabe como agir com a gata na frente dele: “Estava olhando para seus dentes” rs. Creio que o jeitão dele vai ser usado para conquistá-las, se é que ele irá conseguir. E Cascão, que tomou banho por conta das mulheres? Cara, isso é muito adolescente.
Acho que deve esquecer que é a molecada crescida. Não é né? É um outro universo. Ponto, cabô. Acho que todos os personagens ainda estão reconhecíveis e devem ficar ainda mais com o tempo.
Espero que haja gays aí. Céuboy seria forte candidato.
Abraços
on Agosto 23rd, 2008 at 8:03 pm
[...] Se você acha que eu estou exagerando, experimente ler uma prévia da revista. Depois vá direto no blog do Yabu para ler o review em forma de desabafo que ele fez. [...]
on Agosto 23rd, 2008 at 10:52 pm
[...] comprei o volume 1. Já saíram vários reviews mais ou menos controversos como o do Yabu ou Universo HQ e vou dar aqui o meu [...]
on Agosto 24th, 2008 at 2:23 pm
‘Céuboy’? CÉUBOY!!!
Fala sério! Já tô vendo que essa HQ não vai pra frente… uu’
on Agosto 25th, 2008 at 12:08 am
Acredita que de tanto eu ler os comentários negativos (mais análise do Yabu) criticando essa nova abordagem da Turma da Mônica, fiquei empolgado em comprar a edição 1? Só pra ver na real se é realmente tudo isso que a maioria tá citando.
on Agosto 25th, 2008 at 5:15 am
Revista da turma da mônica sempre foi uma leitura rápida onde histórias de todos os tipos apareciam, das coisas mais bizarras e insólitas até críticas sociais, e era isso que leva pessoas de todas as idades a comprar essas revistinhas até hoje.
Quanto a nova versão ainda não li, mas o plot aqui comentado me deu medo, imagino que pessoal ficou entre um dilema, ou se aprofundar no aspecto fantasioso das histórias da mônica, ou jogar em um mundo mais real e trabalhar com dilemas humanos. Sinceramente acho que a segunda saída seria a melhor, pois o universo fantástico da turma da mônica me parece muito ligado a um universo imaginário infantil.
De qualquer forma vou comprar a numero um e ver o que farão com a turma do limoeiro daqui em diante.
Hey yabu, vc colocou sobre musicas francesas no Twiter, quando fazia aula de francês gostava de duas, da uma procurada ai no youtube: “Les Surfs - A present tu peux t’en aller” e “Petula Clarck - La nuit n’en finit plus”, além dessas duas ouvia muito “La Marseillaise”.
Fortuna!
on Agosto 25th, 2008 at 2:52 pm
Eu acho que como as historinhas da turma quando criança foi boa imaginem quando adolescente vai ser muito legal e o mauricio é muito legal ela sempre fez a turminha com maior carinho e amor vai ser melhor ainda
on Agosto 25th, 2008 at 2:56 pm
Voces tao é com inveja !!!! de nao ser tao bom como o mauricio de souza e eu vou acompanhar as revestinhas sempre e vcs vao me bater por isso?
on Agosto 25th, 2008 at 3:44 pm
Parei para pensar e vcs tem razão…
A turminha Original Era muito legal mai eu acho que algumas coisas nao deviam ter mudado tanto eu imaginava a turma mais jovem mais com algumas coisas iguais a TDMO (turma da monica original) vcs tem toda razao e outra coisa estilo mangá. muito ruim eu sempre acompanhei a TDMO desde pequeno e agora que eu soube disso pensei que seria legal mais nao tem nada a ver com a turminha de verdade. outra coisa em uma revistinha nao ter a historia toda isso é muito ruim
as da TDMO podia compra depois de tempos de ser lançada e nao teria nada de mais. O que sera que vai acontecer? com a TDMJ (turma da monica jovem)
on Agosto 25th, 2008 at 9:09 pm
Concordo quando dizem que o fraco desse primeiro arco é o roteiro que exagerou nos clichês dos mangás e pecou no amadurecimento dos personagens que parecem menos maduros que na Turma da Mônica Clássica.
Na minha visão, o ideal seria que a Turma da Monica Jovem alterna-se arcos mais focados nos problemas, anseios e desejos dos adolescentes com outros em que a Fantasia predomine mas sempre mostrando o crescimento dos personagens.
Conseguindo esse equilíbrio, essa publicação em “estilo” Mangá deixará de ser uma boa promessa e repetirá o sucesso da Turma da Monica Clássica se tornado uma referência quando se fala em quadrinhos para adolescentes.
on Agosto 26th, 2008 at 12:25 am
Yabu, já viu esse vídeo?
http://br.youtube.com/watch?v=m4Zbs7kcpfo
on Agosto 27th, 2008 at 10:01 am
Isso não é turma da monica. Isso foi uma forma do estudio lançar algo jå com algum nome pra valorizar, pq se nao tem forma de pato, nao tem cor de pato e nao faz quac, não é pato haha
on Agosto 27th, 2008 at 7:58 pm
Aí, Yabu, você falou que poderíamos ter tido um Tintin brasileiro… bem, é mais ou menos isso que eu tentei fazer com meus quadrinhos que devem estar saindo em breve! XD
Se tiver curioso dá uma olhada no meu blog, que tem uma estimativa de quando deve sair!
Ah! E esse gibi da turma é uma atrocidade quadrinhística! ¬ ¬
on Agosto 30th, 2008 at 12:13 am
E eu que estava mo afim de comprar esse quadrinho…minha expectativa foram pelo ralo
Mas vou comprar mesmo assim!!
on Setembro 1st, 2008 at 2:34 pm
Puxa, Yabu… Minha opinião é totalmente diferente…! Eu também cresci recebendo o pacotão que trazia todas as revistinhas da turma, e após tantos anos afastada, foi quase mágico me reencontrar com esses meus “amigos de infância”. Me senti tão feliz em reler um gibi da turma, que já estou me programando para comprar os próximos números. Concordo que “Céuboy” é meio tosco, e a ausência de cores foi extremamente decepcionante, mas quanto às características dos personagens, mesmo modificadas, não tenho ressalvas.
Um abraço!
on Setembro 1st, 2008 at 5:07 pm
eu achei super bacana esse livro da Mônica eu amei eu jáh até tenho o livro eu tenho alguns amigos que me perguntam aonde vc compro o livro quanto foi então eu acho que vc deve fazer 2° série do livro
xau obrigada conto com vc:D
on Setembro 2nd, 2008 at 4:53 pm
Well, Yaboo, compartilho essa sina. TdM me ensinou a LER!
De qualquer forma, se sentiu-se violado nesta tenra memória da infância, não procure no Youtube pelo vídeo “A Turma do Limoeiro”.
on Setembro 3rd, 2008 at 9:50 am
Nossa concordo com vc. tb. achei sem graça a Turma da Monica Jovem, nossa maior referencia virar um mangá.
Li o novo gibi e tb. não gostei, trocar nome dos personagens, os pais que apareciam pouco se transformarem em samurais?? Os personagens mais amados se renderam as coisas ruins da atualidade, Monica debocha dos seus vestidinhos vermelhos e agora quer ser moderninha, Magali so quer saber de dieta…e o Franjinho um garoto tão inteligente, virou um ajudante??entre outras coisas
Já é estranho ver a Turma crescer, pq parece que eles foram criados p/ ser sempre crianças (uma especie de Peter Pan), mas se fosse p/ crescer teria que ser o que vc. falou…Monica e Cebolinha (adolescentes), com dificuldades de aceitar o seu amor por suas brigas de infancia, Magali e Cascão superando suas dificuldades juntos (comida e falta de banho). Depois se casando e tendo filhos….
on Setembro 4th, 2008 at 12:18 pm
Yabu, depois dessa sua descricao da adolescencia, POR FAVOR, ESCREVA UMA HISTORIA DE ADOLESCENTES. Vc mostrou que tem muito mais capacidade de fazer isso do que muita gente por ai.
Tirando isso, adorei o seu texto e a critica. Mas eu acho que o Mauricio de Souza eh um pouco ganancioso demais. Eu nao perdoo as salcichas da turma da monica e outros licenciamentos surreais q ele faz.
PS: Ja que o assunto eh turma da monica antiga e atual, por favor, se alguem tiver a revista do cebolinha em que eles se fantasiam de Secos e Molhados, dos anos 70 (logico) EU COMPRO! Li quando era crianca, virou piada interna para toda a vida e eu nao acho mais!!! Aceito scan!
on Setembro 4th, 2008 at 12:20 pm
Ooopa! SalSicha!!!
on Setembro 6th, 2008 at 4:43 pm
“Isso nem sequer é um nome” é bem a linha do que eu penso sobre o que foi feito com o Anjinho. Também tive minha dose de decepção ao ler o primeiro número de Turma da Mônica Jovem e botei lá no meu blog, neste link aqui: http://www.saposvoadores.net/2008/08/mnica-cebolinha-e-toda-turma-viram.html
Abraço!
on Setembro 13th, 2008 at 4:02 am
OK, teve gente que achou ruim e fraco, teve gente que achou muito bom e que promete (poxa, tem ainda?!).
Mas sejamos espirituosos e brindemos o que uma pequena letra a mais faz com o infame Céuboy!
http://img169.imageshack.us/img169/8885/121955430857dv9.jpg
Porque pra ter auréola tem que ter habilidade.
on Setembro 15th, 2008 at 10:08 pm
Acabei de ler…
PQP, q coisa nojenta
até minha bisavó faz uma historia melhor
eu particularmente gostei do traço. dou um 8…
mas nao ha traço q salve uma historia ridicula
on Setembro 19th, 2008 at 2:23 pm
POIS GOSTEI DO LIVRO MINHA NOTA É 1.000.000
CONTUI SEMPRE ASSIM TURMA DA MONICA VOC~ES SÃO UM DEZ
on Setembro 19th, 2008 at 2:25 pm
GOSTEI NÃO QUE VOCE FALOU
on Setembro 19th, 2008 at 2:26 pm
VC RODRIGO NÃO SABE QUE ESTA PERDENDO
on Setembro 19th, 2008 at 2:33 pm
OPS!! ESCREVIR MAIS CONTINUI SEMPRE ASSIM MAURICIO DE SOUSA ESCREVENDO OS LIVROS OTÍMO