PS3 e Street Fighter 4 – Review - YabloG!

PS3 e Street Fighter 4 – Review

março 10th, 2009 | Por Fábio Yabu em Sem categoria

hd-sf4-ryu

Como você pôde acompanhar nas últimas semanas, me deparei com um grande dilema quanto ao meu novo videogame. O motivo era pura e simplesmente o aguardadíssimo lançamento de Street Fighter 4, do qual eu não poderia ficar de fora. Bom, eu estava praticamente convencido de que teria que comprar um Xbox 360, mas após realizar uma pesquisa aqui no blog, concluí que o sistema mais apropriado para mim seria o PS3.

E, olha, os donos de XBox que me desculpem, mas acho que o sistema da Sony foi a escolha mais acertada! Comprei o danado na semana passada, e desde então tenho me deliciado com a Playstation Network e, é claro, Street Fighter 4. Vamos às minhas consideracinhas:

Sobre o PS3, PSN e Media Center:

Eu já havia jogado, mas só tendo o bichão em casa mesmo pra sacar. Ele é arretado de bom. A interface pode não ser tão legal quanto à da XBox Live, mas a navegabilidade e opções são mais do que suficientes pra um jogador casual como eu. Baixei vários jogos da PSN, entre eles: Super Puzzle Fighter 2 (no qual sempre fui viciado, mas nunca pude jogar num videogame), Q*Bert (a Gica adora), Super Street Fighter 2 Turbo HD Remix (que é lindo, minha gente) e o mega boga LUMINES Supernova – talvez meu jogo de puzzle favorito.  Quanto às dezenas de demos disponíveis, a que mais me impressionou foi Resident Evil 5, com seus gráficos absurdos. By the way, meu user na PSN é fabioyabu. Me add, miguxo!

Os controles (já comprei 2) são precisos e fáceis de usar. A facilidade de poder carregá-los via USB (e não pilhas ou baterias recarregáveis como o Wii e o XBox) conta muito para um eco-chato como eu. Fora que, para um jogo de luta como Street Fighter 4, eles realmente são mais apropriados do que os do XBox.

Como Media Center, o pequeno trambolho que é o PS3 dá um show. Basta instalar um programa no Mac (usei o MediaLink) e o PS3 vira uma extensão do seu HD. Dá pra ver fotos, abrir o iTunes e ver episódios dos meus seriados favoritos, tudo sem fio. Sim, eu sei que dá pra fazer isso no XBox também, e que, por enquanto, ainda não dá pra comprar filmes na PSN. Mas em compensação, temos o Blu-Ray, que é do pipoco!

Sobre os… poros!

Agora, outra coisa que explodiu minha cabeça foram os… POROS!!! SIM, OS POROS! Que eu e você temos, espalhados sobre nossas cútis e expelindo nosso suor e sebo. Eu sempre achei que os atores de filmes e seriados não tinham poros, mas… isso foi antes do Blu-Ray e do vídeo em alta definição. Comprei o Blu-Ray do Batman – O Cavaleiro das Trevas, coloquei no PS3 e fiquei embasbacado com a qualidade da imagem e a enorme quantidade de poros na pele das pessoas. Poros, minha gente. Poros são o futuro! Veja o exemplo abaixo para entender do que estou falando:

coringa
Essa é uma imagem do DVD de O Cavaleiro das Trevas

poros
E essa é uma imagem do Blu-Ray do mesmo filme. Impressionante!!!!

Sobre Street Fighter 4 – HADOOOUKEN!

A tecnologia de hoje em dia ainda não nos permite viajar no tempo. Mas isso não quer dizer que não seja possível trazer a infância de volta. Lembra da primeira vez em que você viu aqueles dois caras em roupas de karatê se batendo e, de repente, soltando fogo das mãos? Daquele grandalhão verde que, pra surpresa de todos, vivia no Brasil, e daquele barbudo que vivia numa tal de YUESSESSAR? De todos aqueles lutadores, tão distintos e carismáticos, que embalaram nossas tardes, consumiram nossas mesadas e nos tornaram os homens e mulheres que somos hoje? Pois eles voltaram, e, junto com eles, nossas infâncias e sonhos.

(Música de Independence Day)

Street Fighter 4 é sem dúvida o jogo mais revolucionário da série desde Street Fighter 2. É claro que depois desse tivemos jogos excelentes, como as séries Alpha e a subestimada Street Fighter 3. Mas cada uma dessas versões procurava inovar e se tornar algo maior. Talvez até tenham conseguido, mas em Street Fighter 4, a Capcom vai na contramão, e emprega toda a tecnologia da atual geração de consoles para resgatar as origens da série. O jogo é todo modelado em 3D, mas a câmera praticamente fica imóvel durante as lutas, salvo combos e golpes especiais. Isso faz com que todo o jeitão seja de um bom e velho jogo de porradaria em 2D!

sf4-focus
Usando o Focus – Lindo!

A direção de arte é incrível. Não tem os excessos da série Versus, os personagens ficaram muito fiéis em suas versões 3D, e todos os golpes clássicos tiveram suas execuções inalteradas. Meia-lua + soco é hadouken. Meia-lua pra trás + chute é “téks téks trugen” e não se fala mais nisso. Tem muito espaço pra novidade também: o ataque FOCUS quebra defesa e é de uma execução linda: ele deixa um rastro de tinta preta na tela (à la Okami), como se o golpe fosse a pincelada de uma obra de arte.

Os novos personagens, Abel, C.Viper, El Fuerte e Rufus se encaixam perfeitamente nesse novo capítulo da série. Abel é uma mistura de Ken com Zangief. C.Viper é seguramente uma das personagens mais bonitas de toda a série, apesar de parecer ter saído diretamente de The King of Fighters. El Fuerte é um mexicano engraçado e carismático tipo Nacho Libre, e Rufus engana muito com seu visual avantajado: o gordão é rápido pacas.

cviper
A bela C. Viper

O nível de dificuldade vai de Easy até Hardest, passando por Medium e Medium-Hard. O chefão do jogo é o andróide Seth, um azulão careca que lembra o Dr. Manhattan. É uma das poucas coisas que não gostei no jogo. Não sei, assim como o chefão Gill de Street Fighter 3, falta carisma.

Seth
O chefão, Seth – tá mais pra Dr. Manhattan

Quase tudo é perfeito

Assim como Seth, que não tem o mesmo carisma dos chefões old school como Akuma ou mesmo Bison, alguns detalhes, ainda que contornáveis, me incomodaram um pouco. O primeiro são as animações em estilo anime que introduzem os personagens. Me pareceram meio sem propósito, pois o traço é muito diferente do empregado no jogo, e a animação não é lá aquelas coisas. Outro detalhe menor é a dublagem dos personagens, que por default é em inglês. Cara, não rola ver o Ryu falando inglês, ainda mais com um sotaque americano carregadíssimo. Felizmente, dá pra mudar o áudio para japonês, inclusive das músicas, que ficam muito melhor na língua nipônica. Os loadings são um pouco lentos, mas melhoram muito se o jogo é instalado no HD.

Agora, uma coisa que me irrita desde Capcom Vs. SNK é o MALDITO narrador! “This is gonna be a hell of a fight!” -  “Who’s gonna win?” – “I f*** my uncle!” (isso ele não fala).  Ah, cara, whatever! Cara mais chato!

Ah, pro inferno! É Street Fighter, oras!

Mas nada disso consegue ofuscar a grandiosidade desse jogo. A Capcom prometeu, e Street Fighter 4 tem tudo para repetir novamente a façanha das encarnações anteriores, e definir um novo patamar de qualidade nos jogos de luta. Quem cresceu gastando fichas em fliperamas, ou jogando nos consoles de 16-bit tem a obrigação de comprar SF4.  E que venha a Champion Edition! :D

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

18 Comentários

  • Bruno Bravo says:

    timo tpico, as dvidas do escritor foram as mesma sque eu tive na hora de escolher um console. O engraado que fizemos a mesma coisa.
    SF IV realmente muito bom.
    Quanto ao PS3, ainda no sei utilizar todo seu potencial, uma mquina incrvel!

  • Juan Monteiro says:

    Que bom que voc comprou o PS3
    Se quiser um site com forum e tudo mais sobre PS3 e PSP aqui vai um
    Esse site muito bom
    eu aprendi a criar alguns temas legais aqui
    e tem outros de PS3 tambm pra melhorar a interface “no to boa quanto a do Xbox
    http://www.psp-news.org

  • Jotac says:

    Fabio,

    Espero que voc tenha mais experincias com o Blu-ray (filmes), pois o BD de TDK um dos piores exemplos em termos de imagem. Posso ser acusado de purista, mas nesse a Warner errou feio (com DNR e EE). Assista Transformers ou Eu Rob que voc ver o tratamento de imagem que um filme merece.

  • tiagomartins says:

    Yabu! Joga MGS4 purfavor! E faa um review dele tbm!

    Seu review sobre SF4 foi sensacional! :)

    Mando mto bem!!

  • Presto says:

    Yabu,
    te adicionei na PSN pra jogarmos uns jogos online. Tb j estou com SF4 e concordo com sua review. Jogo muito bom e o PS3 um puta video-game.

    ABs

  • Enri says:

    Falei que o PS3 era tiro certo. Jogue Uncharted e MGS4 urgente.

    Vou testar esse PS3 Media Server.

  • Allexis says:

    [Comment ID #267552 Will Be Quoted Here]

    Hmm, que estranho. No X-BOX live voc pode chamar um amigo?

  • Cilon says:

    Na verdade no Street fighter IV e sim Street fighter vs King of Fighters, pq esses personagens novos esto totalmente perdidos no contexto da coisa…

    E SF3 no subestimado, ele tem o reconhecimento que merece. Da proxima vez que alguem pensar em colocar um sistema de combate MUITO BOM em personagens que o carisma de um saco de batatas apenas lembre-se que vc abre mo de poder reclamar que no teve o reconhecimento que merecia

  • pedruh says:

    falando em dr manhatan oq voce achou de watchmen yabu???

  • Bispo says:

    Uma super referncias aos jogos 2d em SF4 o fato do personagem no lado direito ser uma verso espelhada do lado direito, reparei isso em uma luta Vega vs. Vega.
    A garra est sempre na mo que est virada para tela…
    isso com todos em nenhum momento eles ficam na posio perfil/costa…

  • Bispo says:

    Voc j liberou o Gouken??
    Achava que ele seria mais motherfucker mas ficou devendo um pouco…

  • Emarx says:

    Ainda no comprei o meu SF4 para o meu PS3, mas esse fim de semana joguei em um Xbox. Muito f*** mesmo!!!
    Assim que me reestabelecer economicamente da compra eu pego ele e Little Big Planet e irei fazer voc beijar o cho!!!

    PS: Voc gostou do SF2 HD remix? Eu comprei e achei um pouco ruim a jogabilidade. Ou ser o meu costume ao controle do SNES?

  • Pedro M. says:

    idai, vc n tem jump ultimate star nem nintendogs como eu tenho no meu DS u

  • Paul says:

    [Comment ID #267546 Will Be Quoted Here]

    Tem um programinha chamado Media Link. Todas as opes de Media Server no XMB do PS3 “acham” o Mac e todas as libraries dele. iTunes, iPhoto e as pastas que voc configurar para ele dar acesso.

    Para ver filmes, eu recomendo o PS3 Media Server (tem no Superdownloads). Roda em Java, mas animal. Reproduz tudo legalzo e se voc tiver as legendas, ele reconhece automtico e reproduz.

  • Jaime says:

    Ae Fabio, matou a pau. Um outro detalhe que me incomoda um pouco no poder chamar um amigo especfico de PSN para jogar, tem que ser um cara aleatrio. Tem que dar sorte (muita) para jogar com quem vc quer. Outro detalhe que quando uso fone de ouvido para conversar com o outro jogador, lagueia tudo (e minha conexo de 1,5 Mb).

    Mas nada disso tira o mrito de ser um p*** de um jogo. J tenho at um controle especial para jogar, ajuda muito!

  • Puta merda, com estes ultimos topicos sobre o PS3 e afins, tambm decidi o meu console da nova gerao. E com SF4 e RE4 e GoW3 vou morrer.

  • como esse lance do mac e do ps3? explica?



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube