Lost – Season 5 Finale - YabloG!

Lost – Season 5 Finale

maio 15th, 2009 | Por Fábio Yabu em Resenhas

lost

Eita coisa maluca que foi o season finale de Lost! Como sempre, os danadinhos explicaram várias coisas mas deixaram muitas outras em aberto. Ainda estou recuperando o fôlego depois dos catastróficos minutos finais, mas vamos lá! A partir daqui, tem spoiler!

Bom, pra começar, não foi surpresa nenhuma que o season finale foi matador. Relembrando os finais de temporada, tivemos: o sequestro de Walt na primeira, a captura de Jack, Kate e Sawyer na segunda, o melhor final de todos, com o Jack barburu no futuro da terceira, e a ilha desaparecendo na quarta. Todos foram muito chocantes e traumáticos, mas quais realmente foram significativos depois de 5 temporadas?

O sequestro de Waaaalt até hoje está inexplicado. Tudo bem que ele desencadeou vários eventos, mas acho que nunca saberemos o que os The Others queriam com o moleque. Já o final da segunda temporada, que levou à polêmica terceira também já não parece tão importante a essa altura do campeonato. Já a terceira e quarta temporada funcionaram meio como uma história só, onde a quarta foi um grande flashback que levava ao final da terceira. Nossa, que confusão!

Então, a ilha sumiu no final da quarta temporada. Um final que explodiu a cabeça de todo mundo. O que seria dos Oceanic 6? E o que teria acontecido aos sobreviventes?

Bom, na verdade, os Oceanic 6 não eram bem 6. Eram 5, já que o Aaron ficou de fora e não voltou pra ilha. Já os sobreviventes se tornaram viajantes do tempo, revisitaram vários momentos da ilha e descobriram muitos furos no roteiro. Por exemplo, ao chegar na Dharmaville, vimos o nascimento de Ethan, o primeiro Other que aparece na série. Mas peraí, se Ethan nasceu na Dharmaville, como e por que ele teria escapado do expurgo promovido por Ben? Porque eles eram miguxos? Eles nunca pareceram tão próximos assim…

Outro furo bem feio foi a história da Charlotte. Quando ela aparece na série, no começo da quarta temporada, Ben diz que ela nasceu em 1979 em Essex, na Inglaterra. Mas na quinta temporada, ela aparece como uma criança em 1977 na Dharmaville, um pouco mais jovem que o Benjamin “Harry Potter” Linus, o que faria dela alguém com quase a mesma idade de Ben! Isso sem falar nos convenientes “esquecimentos” da ilha: Ben esqueceu que foi baleado por Sayid na infância, Rousseau que havia encontrado com Jin…

Enfim, a gente dá um desconto. Os 17 episódios correram rápido, muita coisa aconteceu mas muita coisa ficou de fora. Desmond mal deu as caras, ainda que Elouise tenha dito que ele voltaria para a ilha. Sun passou a temporada inteira orbitando Locke e Ben, numa participação tão importante que lembrou o nosso Rodrigo Santoro, na terceira temporada. Enquanto isso, a coisa seguiu frenética em Dharmaville, com informações detalhadas sobre o passado da Dharma Initiative e a mitologia da ilha.

Foi lá que tudo aconteceu. Sem muita explicação, Jack voltou no tempo transformado, mas ainda obcecado em consertar as coisas. Agora ele é o primeiro a seguir o assobio do destino como um cãozinho comportado. Ah, se o Catavento fizesse isso!

Seguindo as instruções de Faraday, que morreu de maneira chocante (eu não esperava que ele fosse morrer tão cedo), Jack quer jogar a bomba H dentro do que viria a ser a Estação Cisne, para impedir a queda do voo 815 na ilha. Fica no ar a dúvida: será que Jack vai salvar o futuro ou vai ser o responsável por toda a tragédia?

vlcsnap-9020441
Jacob almoça com seu arqui-inimigo

E o Jacob? O misterioso personagem que parece ser o mastermind da ilha, responsável até mesmo pela aparente imortalidade de Richard, nunca havia dado as caras. Agora, ele parece intimamente ligado à vida de todos os personagens (com exceção de Juliet, cujo flashback não o mostrou). Jacob também parece não envelhecer, e está na ilha há muito, muito tempo. Ele é um homem jovem que nada tem a ver com a sombra que pediu a ajuda de Locke na cabana. Algo que também ficou sem explicação, já que o personagem foi visto forte e saudável dando uns rolês fora da ilha. E pra piorar tudo, o misterioso mastermind tem também um arqui-inimigo, que além de ter assumido a forma do finado Locke, que estava mesmo morto desde o final da quarta temporada, ainda quer matá-lo?! What?!

Os minutos finais do episódio foram bombásticos, com o perdão do trocadilho. Confesso que fiquei surpreso ao ver que Juliet não havia morrido na queda (quais eram as chances, afinal?). Aí tudo terminou de repente, com o desespero da personagem tentando detonar uma bomba atômica. Será que ela conseguiu? Ou todo o sacrifício foi em vão? Bom, eu acho que a bomba explodiu, sim. O motivo é simples: o final do episódio tem o som de uma explosão. Seria uma sacanagem digna de Pegadinha do Mallandro se o barulho tivesse sido colocado apenas para confundir os telespectadores – como se precisasse. Agora fica a pergunta: o futuro foi mudado ou apenas construído?

Eu não arrisco mais fazer palpites. Com tantas perguntas sem respostas, já deu pra perceber que os produtores não sabem tão bem assim o que estão fazendo, e estão quase tão perdidos quanto nós. Não se engane, eu continuo sendo um believer: Lost continua sendo uma série viciante, mas duvido que ao final da próxima e derradeira temporada nós tenhamos todas as respostas que merecemos.

vlcsnap-9019002
Bernard barburu e Rose: melhor cena do episódio

Bom, e apesar da explosão de cabeças final, o momento que mais gostei no episódio foi a aparição surpresa de Rose e Bernard. Toda a cena com o casal foi escrita magistralmente. Foi muito engraçado ver a Kate se aprontando pra guerra, dizendo “O Jack tem uma bomba!” e a Rose simplesmente vira e fala: “E daí que o Jack tem uma bomba? Vocês vão tentar impedí-lo, certo? Nós voltamos 30 anos no tempo e vocês ainda estão tentando atirar um no outro?“. Apesar do casal ter sido praticamente irrelevante na trama, todos os seus momentos foram memoráveis, e parece que o último realmente será inesquecível. “Então nós morreremos. Tudo o que queremos é ficar juntos“.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

19 Comentários

  • Luiz says:

    Nao acredito que ninguem especulou oque foi dito em latin quando pergutaram ao richard ” oque ha na sombra da esttua” …

  • Taty says:

    Se a teoria da duas fumaas for confirmada, no vou ficar surpresa…

  • Emidio says:

    Acho q posso explicar o porqu do Bem no lembrar do tiro q levou do Sayid… quando o Sawyer e a Kate entregaram o Bem ao Richard, ele avisou q depois disto ele no lembraria de nada do q aconteceu e se tornaria um deles.

  • Vinicius! says:

    Achei muita enrolao esse season finale, epsodio de 2 horas com conteudo de um de 45min. Mas mesmo assim foi um season finale memoravel como j de costume na srie. Sacanagem o jacob morrer logo no primeiro ep em que aparece, mas pensem bem, se a H bomb explodir mesmo, nada daquilo tera acontecido e o jacob continuar vivo. Mas tenho certeza de que, caso a bomba nao exploda, ele ira aparecer em vaaaarios flahsbacks.
    S achei meio sentido o ben conseguir apunhalar o jacob daquele jeito. O jacob sempre foi visto como uma figura mistica e onipotente, como que o bem chega la e faz a festa desse jeito? Mas a pesar de tudo, parecia que o jacob ja sabia que aquilo iria acontecer (que precisava acontecer). Ele diz para o ben: Vc nao tem que fazer isso! Tipo, ele sabia que ia morrer com o bem optando por mata-lo e ele nao iria fazer nada para impedi-lo. Alias, parece que eles tem algum problema com violencia. O arqui inimigo do jacob esteve todo tempo ao lado dele , mas nunca levantou um dedo contra ele, fisicamente digo. Ele precisou do ben pra poder fazer isso.

  • T says:

    Desculpa. Teste.

  • marta says:

    http://www.google.com/ig

    Yabu, checa a segunda coluna dea abela azul….

  • _shikamaru says:

    Hiro Yabu Nakamura precisa estar no proximo NerdCast de LOST……sempre com teorias que ninguem acredita mas que esto certas XD~~

  • Paul says:

    Engraado que, apesar de no estar na cabana, o Jacob estava numa cadeira de balano, na sombra de esttua. E s eu achei que a cabana do Jacob parece muito com a do Bernard e da Rose 30 anos no passado?

  • Gostei bastante do episdio final, e concordo contigo que a apario do casal Rose/Bernard um dos melhores momentos do episdio. Agora fica a dvida, uma temporada basta pra encerrar LOST? Acreditava que teramos uma enchurrada de respostas nesse SF e um encaminhamento bom pra ltima temporada ser focada em algo especfico, mas no parece que o que vai acontecer.

    Abrao, Yaboy!

  • Gley says:

    Vim pra falar da cabana, mas o Davi j falou tudo.

    E quanto ao baby-Ethan, ele j havia debandado para o lado dos Hostis/Outros desde jovem, j que ajudou o Ben na tentativa de sequestrar a Alex (filha da Rosseau) em 89, que cronologicamente aconteceu antes do expurgo, em 92.

  • Davi says:

    As teorias dizem que quem estava naquela cabana era o inimigo de Jacob, e que algum liberou ele quando o crculo de cinzas foi desfeito.

  • Leo-Kun says:

    Achei a 5 temporada bombstica, reutilizando o trocadilho XD

    Acho que foram explicadas coisas interessantes, outras ainda mais interessantes ficaram em aberto. Mas bem, o importante que s saberemos as respostas, ou falta de, para todas as perguntas na ltima temporada… Boa espera todos o/

  • Beck says:

    Acho que a Charlotte e o Ethan foram salvos no ultimo submarino… A idade da charlotte, no entanto bem misteriosa mesmo…

    Acho fantstico o Jack ter virado o “Locke da vez” e o Sawyer tomar a liderana…

    Uma coisa que me irritou durante todo o episdio foi a indeciso surreal da Juliet, “vamos embora”, “vamos voltar”, “vamos detonar”, enfim…. No fim quando ela explica, bem a foi lindo! *-*

    Detestei matarem o Jacob no primeiro episdio que ele resolve aparecer, mas acho que os produtores at hoje no superaram o pblico no ter deixado eles matarem o Jack no pilot…

    Achei a cena da Rose e do Bernard excelente tbm, e acho que ela foi um pouco mais importante do que pensamos. Ela serviu pra tentar lembr-los de que “ficar brigando e explodindo coisas” no legal… O que parece ser a mesma discusso que o Jacob estava tendo com o arqui-inimigo. E isso, pra mim, o maior argumento de que estourar a bomba disparou os eventos da srie…

    Por outro lado, acho super a cara de LOST temporada que vem comear com os personagens felizes (ou no) desembarcando em L.A. provavelmente lembrando de que tudo o que (no) aconteceu….

    P.S.: Eloise vaca eterna, desidratei com o final do Faraday =~

    Saudade de comentar por aqui! o/

  • Eu no curti. Achei que teve muitas respostas foradas, coisas que os personagens nunca se perguntavam e de repente resolvem perguntar s no season finale

    Bernard e Rose eu aposto que s foram colocados l porque os telespectadores reclamaram que eles sumiram no ar, junto com todo o resto do elenco de apoio (nossa, lembra quando havia quase 50 sobreviventes da queda?)

    O Ethan acho que eu sei explicar, foi quando o Dr Chang manda esvaziar a ilha das mulheres e crianas

    No geral, fiquei meio decepcionado, no acho que era a hora pra um clone do Locke, nos deixou sem nada pra nos segurar/especular at 2010 porque tanto o clone quanto Jacob no tem nenhuma informao

    Nem queria que o Faraday morresse, j que ele era o nico que explicava as coisas, e teria sido legal se ele construsse aquela mquina do tempo do coelhinho que o Ben e o Locke enchem de metal que nem um microondas

    E isso a Yabu, “don’t stop believing”

  • Maria Luza says:

    Bem, se a bomba tiver explodido mesmo e, ao invs de impedir o acidente do 815, acabou por provoc-lo, isso no far com que os losties fiquem presos em um loop temporal? Ou s viagem minha?

  • Nuno says:

    Este estes episodios finais foram msm muito muito bons mal posso esperar pela prxima season .

    Devem ver o Totally lost onde os produtores recordam alguns promenores da srie muito interessante aqui fica o link de uma parte.

    http://www.gubb.tv/play.php?vid=737

  • Yabuu! Ainda que confuso e sem muitos palpites para a prxima temporada, voc precisa estar em um nerdcast sobre a exploso de cabeas que foi essa quinta temporada! =D

  • Urso.O says:

    Simplesmente sensacional esse season finale.
    Pode falar que muita coisa no ser explicada, que os produtores no tem muita ideia do que est acontecendo, mas eu no acredito nisso.
    Eu acredito no poder da ilha, e que Deus me ama assim como ele ama Jacob.

    Sim, eu sou uma puta de LOST e amo muito tudo isso.



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube