Lanterna Verde Stravaganza: Nerdcast, Blu-Ray, evento no sábado… - YabloG!

Lanterna Verde Stravaganza: Nerdcast, Blu-Ray, evento no sábado…

agosto 18th, 2009 | Por Fábio Yabu em Resenhas

Nem vou ter a cara de pau de começar esse post dizendo que estou sumido, que tô cheio de trabalho, yadda yadda yadda. Porque você já deve imaginar que estou sumido porque tô cheio de trabalho e yadda yadda yadda. Então, let’s cut the crap e ir ao que interessa: Lanterna Verde!

Sim, meus amigos, minhas amigas! Estamos vivendo na Era Esmeralda! Como diria nosso presidente, NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS O BRASILEIRO TEVE TANTO LANTERNA VERDE!! Já não era sem tempo do nosso querido herói ocupar seu merecido lugar na cultura pop mundial. É DVD, é Blackest Night, é filme com Ryan Reynolds… vamos dar uma atualizada no panorama verde:

Evento sábado: Lançamento do DVD “O primeiro voo” com Ivan Reis e… eu!

ivan

Neste sábado, dia 22 de agosto às 18h00, tem um evento mega-boga na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (SP). Eu e o  Ivan Reis (atual desenhista da mini Blackest Night nos EUA) vamos trocar uma idéia sobre o nosso herói favorito. Vou fazer de tudo para arrancar spoilers do danado, além de levar um monte de gibi pra autografar. Não perca, vai ser legal. Se aparecer bastante gente, quem sabe a gente não recita o juramento do Lanterna Verde e bate o recorde mundial?

Nerdcast #174: Lanterna Verde e o Arco-íris de energia

Pra quem ainda não ouviu, está no ar o Nerdcast #174, com minha participação, onde explico um pouco sobre a riquíssima mitologia do Lanterna Verde. As origens do personagem, sua controversa queda e seu grandioso retorno ao centro do universo DC. Ficou bem engraçado e informativo, ouça aqui.

tirinha

Tem também a genial tirinha do Leandro Caracciolo, onde apareço como o Lanterna Verde da Terra, enfrentando o terrível Azaghâl.

Review: Blu-Ray de First Flight/O primeiro voo

gl_first_flight

Recebi da Warner o blu-ray do filme “First Flight” (O primeiro voo), a primeira aventura solo do herói. Vamos às minhas impressões, das quais falarei mais no evento no sábado.

Há que se fazer uma consideração: existem duas visões sobre o Lanterna Verde. A primeira, dos quadrinhos, tem mais de 50 anos de histórias, uma extensa galeria de vilões e personagens coadjuvantes. A segunda, é a das versões para a TV, que nunca teve o mesmo espaço para ser tão desenvolvida, nem mesmo na série da Liga da Justiça, produzida pelo lendário Bruce Timm.

As versões para a TV sempre deixaram algo de fora. Um exemplo é o “combustível” dos anéis, a força de vontade. Esse elemento sequer foi citado na série da Liga, onde o Lanterna Verde Jonh Stewart apenas usava o anel para fazer raios e bolhas de energia. Tudo é rápido e direto ao ponto; é um Lanterna diferente dos quadrinhos, mais simples, assim como aquele que muitos conheceram no tempo dos Superamigos.

Dito isso, percebe-se novamente a influência de Bruce Timm no longa animado, aparentemente destinado a quem conhece pouco ou nada do personagem. Logo nos primeiros minutos do filme, Hal Jordan recebe seu anel do moribundo Abin Sur e já sai usando seus poderes. A Tropa, liderada pelo vilão Sinestro (que é o verdadeiro protagonista), aparece logo em seguida e já o leva para o planeta OA.

A partir daí, tudo acontece rápido e rasteiro. Junto com seu novo mentor, Sinestro, Hal deve encontrar o assassino de Abin Sur, sem imaginar as traições e reviravoltas que virão em seguida. Apesar de simplificado, o personagem está bem caracterizado, ele é inexperiente e tem a arrogância dos que não tem medo de nada. Ele usa o anel de maneira criativa, fazendo tentáculos, canhões e o melhor, uma cadeira de bar para escorraçar um vilão.

Faltaram algumas coisas, é verdade, mas aí entramos na cinzenta (e booooring) discussão das diferenças entre os quadrinhos e os filmes. Do ponto de vista estritamente cinematográfico, o filme tem algumas quebras de ritmo que deixam os expectadores esperando por mais. Em compensação, a animação é belíssima. Finalmente pudemos ver na telinha toda a riqueza de personagens da Tropa, além de um quebra-pau homérico entre Hal e Sinestro. Os fãs também vão se deleitar com as participações especiais de membros como Kilowog, Arisia, Tomar-Re e até o novato Isamot, thanagariano criado pelo escritor Peter Tomasi (repare no nome invertido).

Enfim, o longa não é perfeito, mas deve agradar tanto as fãs quanto aos novatos, e serve como um ótimo aquecimento para o filme live action em produção. O ator Ryan Reynolds, que fez o Deadpool no filme do Wolverine e o Hannibal King em Blade 3 vai usar o anel energético. Eu estou otimista – principalmente porque, depois de Cavaleiro das Trevas, a DC/Warner aprendeu como fazer filmes de super-heróis.

Extras do Blu-Ray

A versão blu-ray vem recheada de extras imperdíveis, incluindo:

  • Behind the story with Geoff Johns: o escritor mais importante do Lanterna Verde desde Alan Moore fala sobre a mitologia do personagem. É bem bacana.
  • A look at the symbolism of the Ring (Exclusividade Blu-Ray): como Tolkien, Alladin e outras histórias influenciaram a criação do Lanterna Verde. MUITO legal.
  • Blackest Night: Behind the Scenes: Geoff Johns fala mais sobre a saga mega-boga Blackest Night. Bacaninha, mas tem muito disso no próprio site da DC.
  • Episódios bônus: o blu-ray ainda vem com 6 episódios bônus: 5 da Liga da Justiça de Bruce Timm, e o sensacional episódio de Duck Dodgers, onde o Patolino encontra o anel do Lanterna Verde.

daffyasthegreenlantern

Infelizmente, não há legendas ou dublagem em português, nem no filme, nem nos extras. Por enquanto, só o DVD simples deve ser lançado por aqui.

dvd
Tá baratinho, R$ 29,00, na Submarina. Compra e ajuda meu lodjinha da Yabud!

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

11 Comentários

  • Renato says:

    E isso a! Finalmente o Lanterna Verde ,que l fora bem conhecido, est finalmente ganhando os holofotes aqui no Brasil.

    Infelizmente, muita gente s conhece a verso do desenho da Liga, e acaba dispensando o heri, por ach-lo “apagado” e “intil”. Isso me deixa com muita raiva, pois pura falta de informao.

    Se quiserem ler as histrias, a essncia, e depois sair com o julgamento de que no gosta, timo. Mas no assistir o desenho e sair com desculpas ridculas como “heri que usa anel no presta” s pra soar “cool” com a galera.

    Desabafo nerd :)

  • Oi Yabu,

    =D Caramba!! Vc mencionou a tira aqui no blog, que legal !!!

    Fico feliz mesmo que tenha curtido a homenagem!

    abrao!

  • heltns says:

    OL Yabu, eu jogo secondlife e criei um grupo de lanternas verdes brasileiros no second life
    sou o lestat cazenove, o primeiro lanterna verde brasileiro no second life. Fazemos um trabalho interessante l auxiliamos os residentes brasileiros dentro do metaverso .

  • Se tem uma coisa que o Yabu no , deslumbrado. Sempre tratou os fs muito bem, mesmo quando eles enchiam o saco com exigncias, tou aqui de prova

  • Luke says:

    A, nojento, se no aguenta crtica, pq se expe, ento???

    Isso pq nem falei nada, s disse NOJENTO, e q agora, vendo vc apagando os “bad comments”, mostra-se mais nojento ainda…

    Imagina o tanto de comentario apagado, pra deixar s os bonitinhos….

    V se cresce, muleque, ou entrega a arte executiva pra algum que manja e vai pra trs do sulfite, antes que algum perceba que vc cabao mesmo….

    (deve ser de so paulo….)

  • Luke says:

    Cara, as princesas so demais mas lendo (vrias) postagens neste blog d pra perceber duas coisas: ou voc um cara MUITO nojento, ou esse pouco sucesso que lhe acomete (apesar de ser raro no Brasil) j te subiu cabea e ez vcfica MITO nojento…..ou filhnho de papi e j era NOJENTO, pq no d pra aguentar esse seu jeitinho “nerd” descolado de quem foi criado com a av tmado cremogema……..
    J t apagado este blog…
    De quaquer forma, sucesso!!

  • rick says:

    @Rafael Monteiro

    Tem o:
    Blackest Night: Behind the Scenes: Geoff Johns fala mais sobre a saga mega-boga Blackest Night. Bacaninha, mas tem muito disso no prprio site da DC.

  • rick says:

    Fala Yabu, na verdade, fui no evento no sbado e acabei comprando o DVD do First Flight e sim, ele vem com legendas e dublagem j cara, porm no era blu-ray, no sei se tem a ver isso.

    Assisti dublado aqui por sinal !!

    Abrao

  • O DVD no tem nenhum desses extras maneiros do Blu-Ray n? =(

  • Guija Matas says:

    “… desde Cavaleiro das Trevas.”

    E “Batman Begins”?!?!?! Filmao desde o seu lanamento, ora.

  • Xong Lee says:

    Vi os dvds numa loja ontem. As capas so muito fodonas, com aquele efeito 3D e talz, pena que nunca lanam assim no Brasil.



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube