Lost e a salvação da TV - YabloG!

Lost e a salvação da TV

fevereiro 3rd, 2010 | Por Fábio Yabu em Crônicas | Resenhas

TEXTO SEM SPOILERS SOBRE A SEXTA TEMPORADA DE LOST -
Aguarde um review completo para essa semana

Nunca antes na história desse país uma temporada foi tão aguardada! A contagem regressiva começou ainda na terceira temporada, quando os produtores anunciaram que Lost chegaria ao fim em 2010. Agora, depois de ver os dois primeiros episódios dessa jornada final, e refletir sobre o caminho já trilhado, deixo aqui algumas impressões.

A nova temporada começou com a mesma dinâmica das anteriores – acontecimentos passados, que pareciam pivotais, agora são tão importantes quanto a bombinha de asma da Shannon. Trata-se de uma temporada completamente diferente, com sua pergunta central e as consequências que ela traz aos personagens. Sim, algumas respostas são dadas – mas não espere nenhuma revelação a là Sexto Sentido. Mistérios que pareciam milenares são respondidos de maneira quase trivial – como um guarda de trânsito fazendo transeuntes curiosos desviar de um acidente, circulando, circulando!

Mas quem se importa? As perguntas de Lost sempre foram mais importantes do que as respostas, então qual a diferença se elas são verdadeiras ou falsas, se é que elas existem? Em seu emocionate depoimento ao TED, o criador JJ Abrams conta um pouco como funciona sua mente, e o quanto o mistério de uma caixa deixada pelo seu avô é mais importante do que o conteúdo em si. É provável que até essa história seja inventada – um homem não tem o direito de escrever a sua própria? – mas a metáfora não deixa de ser inspiradora.

Um dos aspectos mais importantes sobre Lost, que deveria ser analisado por toda a indústria, é como o fenômeno mudou a cara do entretenimento em apenas seis anos. Como num legítimo embate ciência vs. fé, de um lado tivemos os canais se reinventando, à beira do desespero, vendo toda uma geração deixar de lado a TV e aderir aos sites de compartilhamento, torrents e megauploads da vida. Do outro, temos essa mesma geração, acusada de pirataria, ameaçada de multas e prisão a cada DVD ou Blu-Ray assistido, sedenta por conteúdo de qualidade, por TV inteligente. No meio dessa guerra, a natureza humana nos faz procurar um Messias, como o Avatar, de James Cameron, e sua promessa de “salvar” o cinema. Mas que cinema, que TV são esses que precisam tanto ser salvos do desinteresse de seu séquito?

Nos últimos seis anos, assisti a Lost das mais diversas formas, talvez algumas até extintas agora. Na TV a cabo, TV aberta, via CDs gravados por amigos e distribuídos “na firma”, pendrives, aluguei, comprei, baixei, joguei o jogo (horroroso), vi no avião (deu medo), assisti no exterior, baixei no exterior, fiz o diabo. Nas últimas semanas revi as temporadas em blu-ray, experiência que supera de longe todas as anteriores. A TV? Vai muito bem, obrigado. Pago via débito automático uma cacetada de canais que chegam por um conversor que foi desconectado da tomada por falta de espaço: tem que concorrer com a própria TV, o subwoofer, o DVD, o Wii, PS3, o modem, o roteador e um abajur. E AINDA ASSIM, vi religiosamente todos os episódios, muitos deles repetidas vezes. Agora, me responda: quem é que precisa ser salvo?

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.

14 Comentários

  • Pingback: Quando o pirateado voc « Combo Rangers Project

  • Concordo que algumas perguntas no precisam ou nem precisariam ser respondidas. Mas a avaliao mesmo, teremos que fazer ao final da srie. Ou quer dizer ento que,se os produtores resolverem seguir com a realidade paralela at o fim e no responderem como as duas realidades se relacionam, ns vamos ficar aqui batendo palma e no poder criticar?Essa uma questo que obvio (e eles j confirmaram) que vo responder. Eu amo a srie independente dos mistrios pendentes.
    Se fosse um filme, tudo bem. Se o final fosse uma porcaria, voc s perderia duas horas. Agora seis anos so muita coisa.
    chamar a gente de IDIOTA, quando eles jogam comida do cu e no do explicao. E muita idiotice querermos saber O que sombra da esttua. Ms o comentrios livre pra cada um e no devemos criticar destrutivamente, pois at JACOB prega o livre arbtrio.
    Independente de tudo, se LOST acabasse hoje eu j estaria satisfeito, pelo tudo que a srie j nos proporcionou.
    LOST, no uma srie fcil de entender. E se a gente quiser assistir histrias com resolues na nossa cara, melhor a gente voltar a assistir Chaves.
    Lost uma srie que muito cobrada porque sensacional. Pra acompanhar LOST voc no tem que apenas assistir.Voc tem que estud-la.
    Tenho certeza que alguns mistrios no sero respondidos por serem banais ou por suas resolues serem bvias e desnecessrias. Mas pode ter certeza que o que for importante, LOST nos dir.
    LOST no vai acabar depois de 23 de maio, podem ter certeza…

  • Faelar says:

    A sexta temporada est muito bom, mas infelizmente ela no apaga as anteriores que foram cheias de enrolao.

    e ainda lamento a serie ter comeado com um suspense enorme fazendo as pessoas pensarem e tentarem resolver os mistrios e explique tudo no final com coisas sobrenaturais…

    Assistirei at o final sendo bom ou no hehehe

  • Filyppe says:

    Assistindo o quinto episdio da sexta temporada lembrei desse post.
    No que voc acertou o lance da bombinha?!

    haha

  • Caramba, o Yabu viu Lost no avio? Ta uma experincia que todo f da srie gostaria de vivenciar!

  • Pingback: YabloG! » Quando o pirateado voc

  • Maravilha de srie!

    Comeou excelente essa ltima temporada, deu uma caidinha neste episdio 3 (da Kate), mas nada demais.

    Acho que vai ser um sucesso.

  • rogrio says:

    Cassetada! Putz! Tenho TV a cabo e tudo mas no consigo ver o diacho desse programa… Motivo: Outras pessoas preferem ver outras coisas.
    Vou esperar no DvD… :P

  • samura says:

    Miolos no teto com LA X!

  • Giovanini says:

    Muito bom! lost uma srie que evolui a cada temporada, na primeira era um estilo meio Survivor em que tudo era novo e misterioso, mais essa temporada promete muito, vo explorar o maximo a mitologia da ilha.

  • pac says:

    Como primeiro episdio da ULTIMA nao gostei, deu medo exatamente pelos motivos q vc falou, capaz de acabar tudo nao responder nada colocar maisperguntas e eu achar mais legal ainda, d medo!

  • Pingback: [SPOILERS] Comentrios externos de “LA X” « Taweret

  • Nathy says:

    Eu concordo plenamente! Eu ADOREI os dois primeiros epis! (mas tem gente que detestou.. vai entender)

  • Foi realmente do balacobaco, de longe melhor coisa passando na TV hoje



  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube